A AHRESP reuniu sexta-feira com a secretária de Estado do Turismo e com o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, tendo apelado ao reforço dos apoios existentes e desenho de novos instrumentos para apoiar a restauração e similares e o alojamento turístico.
Segundo a Associação, face à actual situação pandémica, está em causa a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho de sectores especialmente impactados pelos efeitos da Covid-19, para realçar que as empresas devem ser compensadas de forma acrescida e diferenciada, em função da especificidade das suas actividades.
Desde o início da actual situação pandémica, a AHRESP tem vindo a propor medidas que considera essenciais para assegurar a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho das actividades económicas que representa.
Com as empresas da restauração, similares e do alojamento turístico a registar meses consecutivos de graves prejuízos e níveis de facturação próximos de zero, a AHRESP considera fundamental o reforço urgente das medidas de apoio existentes e a concretização de medidas específicas para o apoio ao emprego, à liquidez e à capitalização das empresas da restauração e similares e do alojamento turístico.
– Reconhece-se o esforço que o Governo tem tido na criação de mecanismos de apoio à economia mas, dada a sua dispersão, complexidade e limitações de elegibilidade, constata-se grande dificuldade no acesso aos mesmos pela natureza do tecido empresarial das nossas actividades económicas, sublinha a Associação.