AHP: quase metade dos hotéis em Portugal dizem encerrar até final do ano

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) disse esta quarta-feira que 45% das unidades hoteleiras no país estimam fechar portas até ao final do ano. Destes, 93% já estão encerrados.

As informações foram avançadas por Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP em conferência de imprensa online, citando os resultados de mais um inquérito levado a cabo pela Associação sobre ‘Encerramentos na Hotelaria 2020/2021’, com situações mais preocupantes na Madeira e no Algarve, enquanto o Norte de Portugal, com excepção da cidade do Porto, a percentagem é bem menor.

Dos que prevêem encerrar até ao final do ano, a região do Algarve destaca-se, com 65% dos estabelecimentos, sendo que desses 70% já se encontravam encerrados em Novembro, seguindo a Madeira com 57% dos inquiridos a revelar que devem estar fechados. Nesta região, todas as unidades hoteleiras já se encontravam fechadas em Novembro.

O cenário não é melhor em relação aos principais grupos hoteleiros. De acordo com o inquérito levado a cabo pela AHP, em Novembro, 56% admitiam fechar os seus estabelecimentos até ao final de 2020. Aqui, as coisas complicam-se mais no Algarve (78%) e em Lisboa (62%).

Se em Abril 88% disse que estaria encerrado apenas durante dois meses, em Maio 94% dos inquiridos avançaram a previsão de estar abertos em Dezembro sem diminuir a oferta de alojamento disponível, enquanto em Setembro já 30% dos estabelecimentos estavam encerrados, ou seja, segundo Cristina Siza Vieira, “a procura no Verão não aliviou”.

Quanto aos estabelecimentos que se mantêm abertos, estima-se uma redução de 72% da oferta de unidades de alojamento, ou seja, não estarão a funcionar em plena capacidade.

Quando questionados sobre se ponderam adoptar uma utilização intermitente do seu estabelecimento (abrir, por exemplo, aos fins de semana ou para eventos), 40% respondeu estar disposto a abrir pontualmente.