AHP propõe novas medidas à CM Lisboa

A Associação da Hotelaria de Portugal (/AHP), no seguimento das medidas que foram enviadas à Câmara Municipal de Lisboa (CML) em Abril último, apresentou um novo conjunto de medidas, a pedido da autarquia lisboeta.

As novas medidas, segundo a AHP, são orientadas para dois eixos, sendo um deles a promoção turística.

Uma das medidas, a realizar no imediato, e aproveitando a realização da Champions League em Lisboa, será o organizar ‘fam trips’, personalizadas e qualificadas, para os jornalistas que vêm acompanhar esse evento.

Considerando a total ausência de turismo na cidade, a AHP propõe criar estímulos dirigidos para a pouca procura que temos, mas que estimule a economia local. Tais como a atribuição de um ‘voucher’/vale de desconto a ser utilizado por cada turista que pernoite  em estabelecimentos hoteleiros e alojamento local colectivo (hostels e ‘guesthouses’),  por um mínimo de 3 noites,  no valor de € 50 por pessoa, para que este possa, à sua escolha, descontar em serviços turísticos optando por utilizar esse valor em mais uma noite no alojamento, em equipamentos culturais, em restaurantes, casas de Fado, Adegas, numa actividade de animação turística, etc. Os ‘vouchers’ serão dados aos hóspedes pelo próprio estabelecimento em que esses se alojem.

Outros iutens sugeridos pela AHP são o reforçar a alocação das verbas de promoção da Associação de Turismo de Lisboa, para o desenvolvimento de campanhas, incentivos e apoios.

Outra medida será tornar os transportes públicos gratuitos para todos os turistas hospedados em Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local Coletivo durante o período da sua estada, residentes e trabalhadores até Março de 2021.

A isenção aos hóspedes dos  Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local Coletivo do pagamento de entradas em todos os espaços culturais e equipamentos geridos pela Câmara Municipal (via EGEAC ou Associação de Turismo de Lisboa), até Março de 2021, é uma das das propostas da AHP enviadas à CM de Lisboa.