Início B1 AHP prevê fecho de metade dos hotéis esta semana

AHP prevê fecho de metade dos hotéis esta semana

COMPARTILHE
dav

Metade dos hotéis portugueses, principalmente de Lisboa e do Porto, devem fechar portas esta semana, e a quebra da facturação pode atingir os 30% até o final deste ano, alertou o presidente da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal.

Esta situação deve-se, segundo Raul Martins, ao impacto da covid-19, não só em Portugal como no mundo inteiro.

Em declarações à Lusa, o dirigente associativo indicou que entre Abril e Junho, a facturação será cerca de 20% da habitual, o que, no final do ano, a hotelarias nacional vai ter uma quebra de 30%”, uma realidade agravada pela redução do tráfego aéreo.

Raul Martins referiu que a situação agravou-se nos últimos dias e que as unidades hoteleiras que permanecem ainda aberta registam uma taxa de ocupação abaixo dos 15%, para lembrar que é será uma situação que se vai manter até ao final da pandemia, ou seja, se for comprado com a China, durará três meses. Só no final de Maio poderemos começar a registar a inversão desta tendência e antes de Julho não estaremos a reabrir hotéis”, estima.

E as unidades que permanecem abertas já adoptaram medidas excepcionais, há pelo menos duas semanas, como o reforço da limpeza, redução do horário e capacidade dos restaurantes e bares e controle da temperatura dos empregados e, pontualmente, dos clientes, referiu.

Quanto às medidas adoptadas pelo Governo para travar a propagação e o impacto do novo coronavírus, Raul Martins disse que “possibilitarão a manutenção da viabilidade das empresas, por isso considera que todos os apoios que o executivo e a banca puderem avançar, em termos de tesouraria, serão muito importantes.

Leia mais notícias em www.opcaoturismo.pt

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here