AHETA: Ocupação quarto desceu mas proveitos aumentaram em março

Segundo o comunicado do Gabinete de Estudos da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) e no que concerne à evolução mensal da actividade do sector, o Algarve registou em março de 2018 uma taxa de ocupação global média/quarto foi de 53,8%, 1,1 pp abaixo da verificada no ano anterior -2,0%).

De acordo com os dados provisórios revelados pela AHETA, o mês de março de 2018 apresentou as seguintes variações nas unidades de alojamento do Algarve:

  • A taxa de ocupação global média/quarto foi de 53,8 por cento, 1,1pp abaixo da registada no ano anterior (‑2,0%).
  • Os mercados que apresentaram as maiores descidas foram o britânico (-5,3%) e o holandês (-1,4%). As maiores subidas foram registadas pelos espanhóis (+140%) e portugueses (+35%).
  • Por zonas geográficas, as maiores descidas verificaram-se em Portimão / Praia da Rocha (+10,6pp) Lagos / Sagres (-9,8pp) e Monte Gordo / VRSA (-5,0pp). Albufeira, a principal zona turística, registou uma subida de 1,6pp.
  • O volume de vendas subiu 13,6 por cento durante o mês face ao período homólogo.
  • Em termos acumulados, nos últimos 12 meses, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 0,9%.

A AHETA chama a atenção para o facto de o volume de negócios foi influenciado pelo aumento dos preços no período da Páscoa. Aliás, a Páscoa justifica o grande aumento de turistas nacionais e espanhóis neste mês.