Início B1 AHETA: há optimismo quanto à retoma da actividade na Páscoa

AHETA: há optimismo quanto à retoma da actividade na Páscoa

Este ano as expectativas da AHETA quanto ao fecho de unidades hoteleiras no Algarve vão para a volta dos 70%, podendo este número ser mais elevado ainda. Quem o afirmou foi Elidérico Viegas numa análise ao que será a época baixa de 2020/2021.

O presidente da AHETA-Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve ressalva também que já no final de setembro muitas unidades fecharam a actividade e encerraram, devido à crise causada pela pandemia de covid-19.

Todavia, recorde-se, que durante o Inverno antes da pandemia, cerca de 50% dos hotéis e empreendimentos já encerravam.

O presidente da principal associação regional do sector salientou, no entanto, para o facto de estes números estarem apenas baseados em expectativas, porque os hotéis e empreendimentos turísticos não estão obrigados a informar sobre o encerramento uma vez que isso é da responsabilidade dos empresários e gestores.

Quanto à retoma da actividade turística no Algarve, Elidérico Viegas é muito claro ao afirmar não haver, ainda, perspectivas de retoma, alegando existirem dois aspectos fundamentais para que a retoma se possa verificar e que não estão cumpridos: a confiança e o medo.

Enquanto estes dois factores não forem ultrapassados em termos internacionais, em termos globais, o turismo terá dificuldade em recuperar.

Considerando que o transporte aéreo é determinante para que haja fluxos turísticos e com os enormes cortes que as companhias aéreas fizeram – que só serão possivelmente recuperados dentro de três ou quatro anos – Elidérico Viegas é de opinião que vamos viver aqui anos atípicos, embora nós, as nossas previsões, apontem para que, a partir da Páscoa do próximo ano e do início da nova época turística, as coisas possam começar a evoluir positivamente.

Com uma retoma a partir da próxima Páscoa, os hotéis e empreendimentos turísticos associados da AHETA não regressarão imediatamente aos lucros de 2019, mas é possível ter já algumas perspetivas de que o turismo poderá evoluir favoravelmente, sobretudo os destinos do pequeno curso.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter