Início B2A Agências de viagens portuguesas vão reembolsar clientes por causa do coronavírus

Agências de viagens portuguesas vão reembolsar clientes por causa do coronavírus

COMPARTILHE

Os clientes em Portugal, que compraram viagens para Fevereiro, antes do surto do coronavírus, com destino a Macau, Hong Kong e China continental, e que as pretendam cancelar, vão ser reembolsados pelas agências de viagens.

A garantia foi dada à Lusa pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira que disse que desde que houve a transposição da directiva europeia de viagens organizadas, o que já aconteceu há alguns anos, nos casos equivalentes ao do coronavírus – isto é, se eu já tivesse feito uma reserva para a China em circunstâncias de normalidade e entretanto tivesse aparecido este surto – o consumidor tem o direito de cancelar, sendo reembolsado de todos os custos envolvidos na reserva.

Segundo Pedro Costa Ferreira, neste momento é possívelo reembolso das viagens marcadas para o mês de Fevereiro, aguardando-se, entretanto, a evolução do surto para decidir relativamente a viagens mais tardias.

Refira-se que esta garantia de reembolso em caso de circunstâncias anormais é uma segurança que as agências de viagens têm, possuindo para o efeito seguros que as protegem destas externalidades.

Relativamente ao impacto do novo coronavírus na actividade do sector, o presidente da APAVT realçou que, em termos do outgoing, os cancelamentos de viagens neste momento ainda não são significativos, quer porque não é uma época de viagens dos portugueses, quer também porque a China não é um destino massificado.

No que respeita ao mercado chinês para Portugal, Pedro Costa Ferreira dá conta de muitos cancelamentos até pelas restrições impostas pela China, mas considerou que este também não é um problema para o país do ponto de vista dos seus números globais anuais. Desse ponto de vista, os cancelamentos não têm neste momento relevância material. Agora, para as agências que os reservaram, com certeza que são circunstâncias adversas, admitiu.

 

 

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook