Aeroportos nacionais movimentaram 2,1 milhões de passageiros em Janeiro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que em Janeiro de 2022,  aterraram nos aeroportos nacionais 11,9 mil aeronaves em voos comerciais, o que corresponde a 2,1 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos). No entanto, o INE assinala que face a Janeiro de 2020, ou seja, antes da pandemia, foram registadas quebras de 21,6% no número de aeronaves aterradas e 42,6% nos passageiros movimentados.

Numa análise ao tipo de passageiros desembarcados neste mês, 77,5% corresponderam a tráfego internacional, na maioria provenientes de aeroportos do continente europeu.

Por sua vez e quanto aos passageiros embarcados, 80,5% corresponderam a tráfego internacional, tendo como principal destino aeroportos localizados no continente europeu.

O organismo nacional de estatística também destaca que se registou o desembarque médio diário de 31,9 mil passageiros no conjunto dos aeroportos nacionais. Trata-se de um valor muito superior ao registado em Janeiro de 2021 (10,6 mil), mas ainda longe do observado em Janeiro de 2020 (57,6 mil).