Início B2 Actividade empresarial na Zona Euro cai para mínimos de sempre

Actividade empresarial na Zona Euro cai para mínimos de sempre

COMPARTILHE

Desde Julho de 2009 que a actividade empresarial na Zona Euro não caia tão baixo como acontece neste mês de Março, segundo o indicador da consultora IHS Markit, publicado esta terça-feira (24).

Segundo a consultora que publica o índice para o grupo do Euro, a maior queda foi no sector dos serviços, principalmente em actividades orientadas para os consumidores, como as viagens, turismo e restaurantes, ficando-se nos 28,4 pontos.

A estimativa rápida do índice PMI composto para a zona euro baixou para 31,4 pontos em Março, contra 51,6 pontos registados em Fevereiro, um nível sem precedentes.

Até agora, o mínimo histórico era de 36,2 pontos, registado em Fevereiro de 2009, no pico da crise financeira mundial.

O índice PMI de Março aponta para uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro no primeiro trimestre de cerca de 2%, com a previsão de que ainda se possa intensificar mais, já que é provável que se adoptem políticas ainda mais severas para fazer frente ao vírus nos próximos meses.

– O sentimento empresarial para os próximos 12 meses desmoronou-se até ao mínimo histórico, o que sugere que os esforços dos responsáveis da política monetária não conseguirão melhorar o panorama, que se torna cada vez mais sombrio, sublinha o relatório.

Mais notícias em www.opcaoturismo.pt

 

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook