O Governo Regional dos Açores, em parceria com a Associação de Turismo dos Açores, está a preparar o lançamento de concursos de promoção turística que visam garantir fluxos turísticos para os Açores dos mercados turísticos dos EUA e do Canadá.
As ações previstas são já para o Inverno IATA 2021-22 para a ilha Terceira, que historicamente tem demonstrado uma grande atractividade para turistas provenientes destes mercados, quer pela sua componente de oferta cultural e gastronómica, quer pelas diversas atividades de animação turística ao ar livre e no mar oferecidas e, ainda, pelo clima ameno de inverno.
Para além de alinhado com a oferta, o cliente destes mercados é, geralmente, de um segmento sócio-económico que distribui valor adicional na economia dos Açores, pelo que importa relevar e potenciar em termos de captação futura de fluxos turísticos.
Os mercados dos EUA e do Canadá são mercados emissores estratégicos para o destino Açores, tendo nos últimos anos, à excepção do período da pandemia, um comportamento muito positivo e relevante.
A oferta de voos directos de Boston e de Toronto para os Açores, quer para Ponta Delgada quer para a Terceira, oferecidos pela Azores Airlines, aliada à forte estratégia de promoção, têm permitido o crescimento inequívoco de dormidas nos últimos anos.
Na ilha Terceira, e em 2020 estimava-se, caso não tivesse ocorrido a pandemia, uma procura da América do Norte de cerca de 63 mil dormidas, das quais 36 mil de Boston e 27.000 de Toronto.