Início B2 Açores ultrapassam as 3 milhões de dormidas em 2019

Açores ultrapassam as 3 milhões de dormidas em 2019

COMPARTILHE

Em 2019, os Açores ultrapassaram a barreira as 3 milhões de dormidas em todas as tipologias de alojamento. Comparado com o 2016, a região conheceu um crescimento de 52%, o que representa um aumento de mais de um milhão de dormidas.  Em termos globais, estima-se um total de receitas para toda a região, superior a 300 milhões de euros.

– Não temos dúvidas de que estes valores positivos só foram, e ainda são possíveis pelo esforço dos privados em articulação com as políticas públicas, que permitiram mais e melhores investimentos e alavancaram a economia de cada uma das nossas ilhas, fazendo-nos encarar com enorme optimismo o futuro do turismo nos Açores, referiu Marta Guerreiro, secretária Regional de Ambiente e Turismo.

Para a governante, mais do que o crescimento em dormidas, o mais importante tem sido a evolução do sector ao nível do emprego, e também, nas receitas para as empresas e famílias, enquanto a estada média aumenta 1,5%.

Nesse sentido, salientou que, só no sector do alojamento, restauração e similares, o aumento do emprego no 4.º trimestre de 2019, face ao mesmo período de 2016, foi de cerca de 40%”, acrescentando que os cerca de 2.700 empregos gerados neste sector representam três quartos, isto é, 75% dos novos empregos gerados na região nestes três anos. No entanto, para a secretária Regional, há ainda espaço para crescer.