Início B4 Açores: Consolidar a região como destino de Natureza

Açores: Consolidar a região como destino de Natureza

Na presente discussão do Plano e Orçamento para 2022, o secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, aquando numa das suas intervenções abordando o Turismo, disse que a estratégia do Governo para o sector orienta-se no sentido de consolidar a Região como um destino de Natureza, de excelência e experiencial, que se diferencie pela sua singularidade e por ser um modelo de turismo sustentável.

Um modelo que valorize o território, os residentes e sua cultura, que qualifique e estimule a distribuição dos fluxos turísticos e, consequentemente, de valor pelas nove ilhas e ao longo de todo o ano, explicou o governante, referindo que em 2022, será dada continuidade ao trabalho de recuperação, que este ano se destacou com um desempenho de excelência no panorama nacional. Fomos a região que mais cresceu no turismo nos primeiros nove meses deste ano.

O pagamento de dívidas da Associação de Turismo dos Açores, que o anterior governo assumiu, num montante superior a 2,5 milhões de euros, limitou e limita o investimento em 2021 e 2022. Mesmo assim, manteremos o nosso compromisso com o sector.

Mário Borges aponta para a necessidade de recuperar o tempo perdido em Legislaturas anteriores no que respeita à revisão do POTRAA – Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores, cuja revisão técnica está concluída desde meados de 2019, mas ficou esquecida pelo anterior executivo. Ultrapassado o contexto pandémico a sua implementação afigura-se para breve, frisa.

Mas recorde-se também, segundo o secretário Regional, para além do POTRAA, está em marcha a revisão do PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, cuja vida útil terminou em 2020.

Para além dos projectos acima, estamos a investir em linhas emblemáticas do produto turístico, nomeadamente nas rotas culturais temáticas e estruturação inédita da rede de percursos pedestres, concluiu.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here