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ACI premeia os cinco principais aeroportos portugueses

Os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada foram considerados entre os melhores da Europa nas respectivas classes, mas também em medidas de higiene sanitária, enquanto a empresa ANA/VINCI Airports foi reconhecida pela resposta à pandemia da Covid-19.

Estas distinções pela qualidade dos serviços prestados chegam a ACI – Organização Internacional de Aeroportos.

Os cinco principais aeroportos nacionais foram classificados como ‘Best Airport’ e ‘Best Hygiene Measures. Estes prémios reconhecem os aeroportos de Portugal pela contínua aposta na experiência e segurança dos passageiros no contexto da pandemia da Covid-19.

A atribuição do prémio ‘Best Airport’ contemplou a dimensão na região europeia dos aeroportos. A distinção para Lisboa ocorre na categoria de 25 a 40 milhões de passageiros. Porto e Faro vencem no escalão de 5 e 15 milhões de passageiros e Ponta Delgada nos aeroportos com menos de 2 milhões de passageiros.

Atendendo às exigências da actual situação pandémica, o ACI introduziu um novo prémio, o Hygiene Award´´, com o intuito de reconhecer a capacidade de aeroportos garantirem ambientes higienizados e seguros e a manutenção das medidas necessárias para responder às necessidades e expectativas dos passageiros. Nesta nova categoria destacaram-se os aeroportos do Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada entre os melhores da Europa.

Refira-se que todos os aeroportos ANA/VINCI implementaram medidas de protecção desde o início da crise pandémica (Dezembro 2019), em estreita colaboração com as autoridades de Saúde, adicionando medidas e optimizando os processos sempre que necessário. Destaque-se a campanha global ‘Protecting each other’, desenvolvida pelos Aeroportos VINCI em toda a sua rede.

A empresa aeroportuária assegura o seu empenhamento em contribuir para o esforço nacional de mitigação de contágios, garantindo, com a maior segurança possível, a continuidade do serviço público que presta. Salienta-se a resposta ágil e eficiente na implementação das medidas sanitárias, bem como a aposta na inovação dos processos de contacto com os passageiros em todos os momentos de interacção, algo que permitiu manter os aeroportos portugueses totalmente operacionais ao longo do último ano.

Os prémios ACI foram atribuídos no âmbito do programa internacional ASQ, Qualidade dos Serviços Aeroportuários, que visa medir a satisfação global dos passageiros face aos serviços e produtos oferecidos e compreender de que modo as suas perspectivas e expectativas têm vindo a alterar-se. Implementada a uma escala mundial, esta iniciativa identifica as melhores práticas, promovendo a competitividade na indústria.



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