Início B2 Associação pede suspensão este ano da taxa turística em Braga

Associação pede suspensão este ano da taxa turística em Braga

COMPARTILHE
Braga, 02/06/2014 - Fotografias de Braga. (Sérgio Freitas)

Devido a quebra do turismo pelo Covid-19, a Associação Comercial de Braga (ACB) defende a suspensão da taxa municipal turística, este ano.

Diz a ACB que esta suspensão poderá contribuir para atenuar a quebra abrupta e inesperada do número de dormidas e dos pedidos de reservas nas unidades de alojamento do concelho de Braga.

Devido à disseminação do Covid-19, a cidade cancelou já alguns eventos, como o Europeu de Veteranos de Atletismo, o que está a gerar um número muito significativo de cancelamentos de reservas, exemplificou a ACB, para justificar a suspensão da cobrança de 1,5 euros por dormida a visitantes maiores de 16 anos.

Recorde-se que a medida teve início no dia 1 de Março, com vigor até 31 de Outubro de cada ano, englobando a Semana Santa, as festas populares e a Noite Branca, numa expectativa do município de arrecadar meio milhão de euros em 2020.

A taxa é cobrada por pessoa (acima dos 16 anos) e por cada dia de dormida em estabelecimentos hoteleiros e alojamentos locais do concelho, contudo, está previsto um limite até quatro noites para aplicação da taxa.

Estão isentos de pagamento as crianças e jovens até aos 16 anos, hóspedes (e um acompanhante) que se desloquem a Braga por motivos de saúde, (consultas, exames e tratamentos médicos) portadores de deficiência, com incapacidade igual ou superior a 60%, e quem se encontre alojado por determinação de entidades públicas, como no caso de desalojados em incêndios urbanos.

A aplicação do valor arrecadado pela taxa serve, em termos genéricos, para melhoria e preservação ambiental da cidade, da salvaguarda do comércio tradicional, histórico e de proximidade. Também servirá para promover Braga no estrangeiro.

Seguindo a experiência de outros municípios que já implementaram a taxa, a autarquia criou uma plataforma onde os operadores turísticos registam no final de cada mês a informação das dormidas.

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter