COMPARTILHE

Depois do sucesso da primeira edição a Rota do Atum está de regressa a Porto Santo, na Madeira. Durante seis dias (entre 4 e 9 de Junho) a ilha será a capital deste peixe, com diversas novidades em relação à edição do ano passado. Começa logo pelo facto de este ano participarem 15 restaurantes da ilha, com menus especiais ao almoço e jantar e respectivos preços fixos (20 euros para a refeição da tarde e 25 para a noite).

O objectivo da iniciativa, promovida pela unidade hoteleira Vila Baleia Resort, começou por ser o de contrariar a sazonalidade inerente ao destino, mas rapidamente se percebeu que poderia ser um produto turístico capaz de trair turistas/clientes. A prova disso foi a adesão dos restaurantes.

Os destinos convidados deste ano são: Japão, que participa com dois chefs, artistas e ainda o apoio da embaixada; Filipinas, que traz um chef, um embaixador e uma comitiva de empresas que exportam transformados de atum; e ainda a Austrália – a organização conseguiu aliciar um dos  finalistas do Masterchef Austrália a vir até Porto Santo e a documentar toda a sua experiência.

No programa consta ainda workshops científicos que não só explicaram a rota do atum, mas também as varies espécies de atum; e ainda um concurso para profissionais locais e para os restaurantes participantes na iniciativa. No dia 9 de Junho os vencedores serão anunciados num jantar de gala.

A data – 4 de Junho – não foi escolhida por acaso. não só é o início do Verão (ou pelo menos das viagens para a ilha) como também as operações charter têm início nessa semana. O que levou a organização a promover o evento junto dos operadores com essa actividade. Adicionalmente o evento está a ser comunicado junto da hotelaria do Funchal e ainda de operadores que fazem a travessia entre a Madeira e Porto Santo – com o intuito de “apanhar” os excursionistas.

Acções da Rota do Atum:

  • Países convidados: Japão, Filipinas e Austrália
  • 15 restaurantes
    • Almoços – 20 euros
    • Jantares – 25 euros
  • Workshops Científicos
  • Concurso os melhores restaurantes