A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) assinou, no decorrer da BTL, os protocolos, com o Município de Ourém e o Turismo do Centro de Portugal, que visam a realização do 33º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, de 16 a 18 de Novembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
O Congresso anual da AHP, que já vai na 33ª edição, tem como objectivo promover o debate e a partilha de experiências sobre o Turismo e a Hotelaria, contando para isso com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.
Cristina Siza Vieira, sublinhando que a importância do Turismo religioso e de Fátima como destino turístico são inegáveis, regista no entanto que ainda há algum desconhecimento do grande relevo de Fátima como destino turístico nos mercados internacionais, do seu relevo económico e do seu potencial de afirmação.
A vice-presidente Executiva da AHP, explica que Fátima foi um destino fortemente impactado pela pandemia, um dos mais penalizados mesmo, e, por isso, levarmos o Congresso a Fátima é relevante, quer para chamarmos a atenção para as potencialidades de Fátima, quer para dar um impulso à sua retoma.
Na sua intervenção, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou a grande importância da realização do Congresso da Hotelaria num ano de retoma do crescimento e de confiança dos operadores, mas também o efeito de descentralização e de envolvimento do território que a sua realização na cidade de Fátima demonstra. E mostrou-se convicto de que este congresso pode ser um renovar de confiança na atividade das empresas, não só na sua recuperação, mas também na sua resiliência.