Lançada linha de apoio à economia covid-19

No contexto da linha de apoio à economia covid-19 para empresas exportadoras da indústria e do turismo, foi autorizada a concessão da garantia pessoal do Estado ao Fundo de Contragarantia Mútuo, no montante global de 199 milhões 500 mil euros.

Este apoio enquadra-se no combate à crise do covid-19 e, com ele, as empresas solventes e bem administradas, afectadas pela crise gerada pela pandemia, podem contrariar as dificuldades vividas.

O acesso às linhas de crédito é atribuído a empresas do sector industrial e do turismo, com elevada percentagem de exportações de bens, fomentando aspectos importantes como a manutenção de postos de trabalho.

O objectivo será manter a viabilidade das empresas, possibilitando um maior volume de financiamento com condições mais favoráveis. Com um cariz exportador e apresentando uma situação financeira estrutural saudável, estas empresas são um forte contributo para o relançamento do crescimento económico.

Perante as circunstâncias presentemente vividas, que provocam incerteza no futuro dos mercados e da economia, as medidas de política económica são cruciais, sendo suportadas na acção do Banco Português de Fomento, S. A. na qualidade de gestora do Fundo de Contragarantia Mútuo (FCGM), definindo-se pela promoção do investimento dinamizador do tecido empresarial e pela criação de emprego.

Saiba mais AQUI