Cabo Verde: São Vicente vai ser a “Riviera Mindelo”

Um projeto privado resultante do acordo entre o Estado de Cabo Verde e a sociedade privada Mindelgolf & Resort, visa transformar a ilha cabo-verdiana de São Vicente na “Riviera Mindelo”, através de um investimento de 1.200 milhões de euros.

A “transformação”, no espaço de 12 anos, prevê a construção de uma marina para 300 navios de recreio e um campo de golfe internacional.

Considerado um projeto relevante para a promoção e aceleração do desenvolvimento da economia nacional no setor do turismo, a primeiro fase do projeto – que cobre uma área de 3,5 milhões de metros quadrados na ilha de São Vicente, junto à cidade do Mindelo – terá uma duração de três anos e envolve a infraestruturação e construção de equipamentos básicos e do loteamento, incluindo as áreas de circulação e as infraestruturas de água, energia, saneamento e comunicações.

A segunda fase passa pela construção de infraestruturas desportivas, uma marina interior para receber 300 navios de recreio, um centro de saúde moderno e complementar ao Hospital Regional Doutor Baptista de Sousa, tendo a duração de 30 meses, após a conclusão da primeira fase.

A terceira fase, a desenrolar-se em seis anos, envolve a edificação de uma torre central de 30 andares, para acolher um centro internacional de negócios, incluindo comércio, finanças e ‘shipping’, um conjunto de hotéis de referência, uma área de vivendas de luxo, uma área de condomínios fechados, uma área comercial e recreativa, entre outras.

Em termos desportivos será construído um campo de golfe de 18 buracos, um campo de cricket – para manter a tradição daquela modalidade na ilha – e de quatro cortes de ténis.