Num balanço sobre 2019, a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal dá destaque à subida do número de visitantes e aos prémios conquistados pela região. Em relação à procura turística, ultrapassou mesmo a média nacional.
De acordo dom o organismo regional, o ano de 2019 foi extremamente positivo para a actividade turística e para a promoção da região enquanto destino, cujos indicadores, considerados favoráveis, favoráveis são patentes tanto a nível dos resultados estatísticos da procura turística como nos prémios e distinções conquistados pela região ao longo do ano.
Em comunicado, a entidade considera que, relativamente à procura turística, e embora os números finais do ano ainda não sejam conhecidos, os dados já existentes demonstram que 2019 terá sido o melhor ano de sempre para a actividade turística na região, citando dados do INE (Instituto Nacional de Estatística, que dão conta que, nos primeiros 10 meses do ano passado foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões. O mesmo nível de crescimento é visível no número de dormidas (uma subida de 4,15% entre 2018 e 2019, e de 74,36% em relação a 2013).
No que diz respeito às receitas, no período em análise, os proveitos totais da actividade turística conheceram um crescimento de 6,17% face ao ano anterior, tendo ultrapassado 310 milhões de euros.
Os variadíssimos prémios alcançados pela região a nível do turismo são igualmente sintomáticos de uma visibilidade cada vez maior, bem como algumas iniciativas apoiadas e levadas a cabo o ano passado, com destaques para o regresso do Rali de Portugal às estradas da região, o lançamento dos roteiros “Road Trips Centro de Portugal”, a 12.ª edição do festival de cinema de turismo ART&TUR, em Torres Vedras, o 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, em Castelo Branco, ou a exposição itinerante “Turismo Centro de Portugal – Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca”, que percorreu o país, e ainda as obras de requalificação dos Welcome Centers de Leiria e Aveiro.
No ano que agora findou, o Turismo do Centro de Portugal apresentou o seu Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e o novo Plano de Marketing em que aponta as principais linhas orientadoras para os próximos dez anos.