Início B4 3ª edição do concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente 2022

3ª edição do concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente 2022

A Comissão Europeia lançou ontem (22) o concurso para eleger a Capital Europeia de Turismo Inteligente 2022, que irá distinguir cidades europeias pelas suas práticas de turismo notáveis, inovadoras e sustentáveis.

Segundo os promotores da iniciativa o sector do turismo desempenha um papel crucial na promoção do crescimento e do emprego na União  ao mesmo tempo que apresenta um potencial ainda inexplorado, nomeadamente no domínio do turismo inteligente.

A inovação, a acessibilidade e a sustentabilidade são o futuro do turismo e o objectivo da Comissão Europeia é manter o turismo na liderança, uma vez que a pandemia de covid-19 prejudicou o ecossistema do turismo.

Com muitas cidades e destinos a tentarem recuperar e tornar-se mais resilientes, a UE diz que é importante desenvolver e implementar práticas de turismo inteligente em linha com a transição ecológica e digital.

A Capital Europeia de Turismo Inteligente é uma iniciativa da UE, actualmente financiada ao abrigo do Programa COSME.

O concurso está aberto a cidades da UE e também de países externos à UE que participem no Programa COSME, sendo que a iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento inovador gerado pelo turismo nas cidades europeias e respectivas áreas circundantes, aumentar a sua atractividade e promover o crescimento económico e a criação de empregos. Pretende também criar uma estrutura para a partilha de melhores práticas entre as cidades que participam no concurso, criar oportunidades de cooperação e novas parcerias.

Para concorrerem ao título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2022, as cidades devem demonstrar as suas práticas de turismo inovadoras em quatro áreas: acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, herança cultural e criatividade.

As candidaturas serão, em primeiro lugar, avaliadas por um painel de peritos independentes. Na segunda fase, sete cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar a respectiva candidatura perante o Júri europeu que, por sua vez, irá selecionar duas vencedoras, as Capitais Europeias de Turismo Inteligente 2022, que serão anunciadas em Novembro de 2021.

Como prémio, ambas as cidades vencedoras irão receber apoio especializado em comunicação e imagem de marca ao longo de 2022. Tal irá incluir a produção de um vídeo promocional, uma escultura em grande escala de um hashtag para instalação num local de destaque, diferentes atividades promocionais e visibilidade a nível da UE.

O concurso tem um histórico comprovado de sucesso. E re4aliza-se agora a terceira edição do concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente 2022.

As cidades de Gotemburgo e Málaga foram selecionadas como as vencedoras do concurso de Capitais Europeias de Turismo Inteligente 2020. No ano anterior, o título foi para Helsínquia e Lyon.

Para formalizarem a sua candidatura, os representantes das cidades devem preencher um formulário online.

O prazo para apresentação das candidaturas termina no dia 16 de Junho de 2021, às 17h00 CET.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter