Início B3 31 de Outubro – Dia Mundial das Cidades

31 de Outubro – Dia Mundial das Cidades

​​​O Dia Mundial das Cidades celebra-se a 31 de Outubro de 2021.

Esta celebração foi estabelecida em 2013 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e o primeiro Dia Mundial das Cidades foi comemorado em Outubro de 2014.

Durante o mês de Outubro, a UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) e parceiros, organizam actividades, eventos e debates sobre sustentabilidade urbana conhecido como o ‘Urban October’.

“Melhor Cidade, Melhor Vida” é o tema geral do Dia Mundial das Cidades, havendo a cada ano um sub​​-tema diferente e um local seleccionado​​​, seja para promover o sucesso da urbanização ou enfrentar desafios específicos resultantes da urbanização.

O tema deste ano é a “Adaptação das cidades para a resiliência climática”, recordando que as cidades sofrem cada vez mais dos efeitos de catástrofes relacionadas com o clima, ​como inundações, secas, aumento do nível do mar, ondas de calor, deslizamentos de terra e tempestades.

Prevê-se que pelo menos 130 cidades portuárias com mais de um milhão de habitantes sejam af​​​ectadas por inundações costeiras e que os mil milhões de pessoas em aglomerados urbanos informais estejam particularmente em risco.

A criação de sociedades mais sustentáveis e resilientes alterações climáticas envolve uma série ​​de questões, incluindo a redução da pobreza, a garantia de serviços básicos de subsistência​​​​, a disponibilização de habitação acessível, económica e adequada​​​​, o investimento em infraestruturas, a modernização dos aglomerados informais e a gestão dos ecossistemas.

A celebração do Dia Mundial das Cidades inclui-se na prossecução do “Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11”, que visa tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter