28º Congresso Nacional da AHP debate desafios do setor

No ano em que o Turismo reforça o seu papel na economia nacional, com a Hotelaria nacional a registar indicadores que já ultrapassaram todas as expectativas, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) irá reunir profissionais do setor, empresários, gestores, decisores políticos e opinion makers para debater os desafios do setor, no 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que irá realizar-se nos Açores.

ahp-28congresso ahp“Portugal, Vocação Atlântica” é o tema central do Congresso, ponto de partida para os vários painéis nos quais irão participar prestigiados oradores, como Diogo Freitas do Amaral e José Tolentino Mendonça; empresários de renome como António Simões, vice-presidente Executivo da Nutrinveste e CEO da Sovena Group; José Theotónio, CEO do Grupo Pestana e David Neeleman, CEO da TAP Portugal. António Peres Metelo e Nicolau Santos irão moderar dois importantes painéis no dia 17 de novembro.

Na apresentação à imprensa do 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, o presidente da AHP, Raul Martins, destacou que o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo constitui um importante momento de reflexão e de análise sobre o setor. Anualmente, contamos com a participação de cerca de 500 decisores e este ano não será exceção. Quanto às inscrições, Raul Martins refere que elas estão a decorrer a bom ritmo, o que faz prever que este será um excelente Congresso, quer pela qualidade dos painéis quer dos oradores. O 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo será um espaço privilegiado de debate onde serão abordadas as tendências da Hotelaria e do Turismo Nacional e Mundial. A edição deste ano irá realizar-se nos Açores, região que está a emergir para o Turismo Nacional e Internacional. Além dos temas específicos do setor, iremos também refletir sobre o Turismo nos Açores, a sua evolução e crescimento nos últimos anos, a par das oportunidades que se abrem neste destino de excelência.

A sessão de abertura do 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo ficará a cargo do presidente da AHP, Raul Martins, e contará também com a intervenção do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

No dia 17 de novembro de manhã estarão em debate temas como o “Posicionamento Geo-Estratégico de Portugal”, no qual a reflexão irá incidir na vocação atlântica de Portugal e debate sobre os momentos de transição na política internacional, de incertezas na relação entre as grandes potências e as alterações profundas e imprevisíveis na União Europeia. No painel “Portugal e os EUA. O mercado, o turista e a acessibilidade”, que contará com a presença de Elisabeth Konick, cônsul dos EUA nos Açores; David Neeleman e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, estarão em cima da mesa o aumento das rotas transatlânticas e a captação e fidelização do mercado norte-americano.

“Pilares para a Sustentabilidade Económica e para o Crescimento” é o primeiro tema da tarde de dia 17, no qual serão abordadas novas perspetivas de negócio, boas práticas de gestão financeira e como potenciar financiamento e gerar investimento. “A arte do posicionamento: A importância do correto posicionamento dos hotéis e restaurantes no mercado” é a base para a reflexão sobre a aposta em nichos de mercado e a batalha pela diferenciação. Segue-se “A Ética e os Negócios”, aqui falar-se-á sobre os deveres das empresas como entidades sociais. Negócios e criação de valor enquanto eixo de redistribuição. Concorrência sã e transparência alicerçada numa comunidade de valores. O emprego como fator de coesão económica e social.

A importância do movimento de associação num ambiente individual incerto.

No dia 18 de novembro, o foco serão as “Novas tendências de consumo digital”, como aproveitá-las para reforçar a captação de hóspedes, melhorar o desempenho dos hotéis e manter os custos de distribuição sob controlo. O último painel será dedicado à “FUTURE LAB – New Bricolage Living”.