20 milhões de euros para 1ª dase do “Transformar o Turismo”

O programa “Transformar o Turismo”, previsto no Plano Reativar o Turismo e que conta com uma dotação financeira de 20 milhões de euros, foi apresentado em Elvas pela  secretária de Estado do Turismo, Rita Marques,

Segundo a governante, este programa “Transformar o Turismo” estava já previsto no Plano Reativar Turismo, tendo uma dotação de 20 milhões de euros nesta primeira fase.

As candidaturas podem ser formalmente inseridas nas plataformas do Turismo de Portugal, a partir do dia 10 de Janeiro, e as entidades elegíveis são as entidades públicas e as entidades privadas.

A apresentação do programa aconteceu no Forte da Graça, em Elvas, tendo Rita Marques explicado que as prioridades do programa “Transformar o Turismo” passam por responder aos desafios actuais, tais como a sustentabilidade, maiores níveis de acessibilidade, inclusão ou a digitalização, com o objectivo de ajudar à melhor estruturação dos produtos turísticos.

Para a secretária de Estado o programa “Transformar o Turismo” resulta da experiência adquirida através do Programa Valorizar, que existe desde 2016/2017 e vai ainda continuar nos próximos tempos, porque há projectos que continuam a ser apoiados, estão em execução, mas quando estiverem concluídos será substituído na totalidade pelo programa “Transformar o Turismo”.

No decorrer da cerimónia foi ainda apresentado o segundo eixo do Plano de Acção Dinamizar Fortalezas de Fronteira, lançado em 2018, que reúne 62 fortalezas e tem como objectivo reunir mecanismos para dinamizar estes imóveis e conseguir estender a permanência de turistas no território.