Início B3 1º semestre: aeroportos portugueses perderam 50% do tráfego

1º semestre: aeroportos portugueses perderam 50% do tráfego

Apenas na comparação com o primeiro semestre do ano passado, de Janeiro a Junho de 2021 os aeroportos portugueses apresentaram uma queda de 46% no tráfego de passageiros. Segundo a Vinci, dona da ANA-Aeroportos, enquanto em Lisboa o recuo é de 55%, nos Açores houve crescimento.

Pelos aeroportos nacionais passaram, nos primeiros seis meses deste ano, mais de 5,2 milhões de passageiros, dos quais 3,8 milhões (73%) só entre Abril e Junho.

De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pela Vinci Airports, o tráfego de passageiros em Portugal melhorou no segundo trimestre, passando de uma quebra de 86,5% em Abril para um recuo de 66,6% em Junho, comparativamente com os mesmos meses de 2019.

No entanto, os números do INE referentes a Maio revelam que os aeroportos portugueses receberam 1,3 milhões de passageiros, mas registando uma quebra de 77% face a 2019. Realça ainda a informação que no mesmo mês do ano passado, devido à crise pandémica, não houve praticamente tráfego nos aeroportos.

De acordo com as estatísticas rápidas do transporte aéreo, divulgadas esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o mês de Maio manteve assim a tendência de crescimento do transporte aéreo, mas ainda distante dos valores do período homólogo de 2019.

O INE salienta que entre os dias 17 e 31 de Maio de 2021 desembarcaram 60% do total de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais nesse mês, dos quais 25,5% em voos provenientes do Reino Unido.

O anúncio de abertura do corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido, em 17 de Maio, gerou um aumento visível do número de passageiros desembarcados a partir desse dia.

O aeroporto de Faro concentrou 55,4% dos passageiros provenientes de voos do Reino Unido durante esse período.

Em Maio deste ano aterraram nos aeroportos nacionais 8,6 mil aeronaves em voos comerciais, uma descida de quase 60% face a 2019.

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here