Início B1 11/13 Novembro: Congresso da AHP em Albufeira com olhos postos no futuro

11/13 Novembro: Congresso da AHP em Albufeira com olhos postos no futuro

Foi apresentado publicamente esta quarta-feira. O 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, promovido pela AHP, e que decorrerá de 11 a 13 de Novembro deste ano no NAU Salgados Palace, no concelho de Albufeira (Algarve) vai estar de olhos postos na retoma da actividade turística, não fosse o tema central com o mote ‘O Turismo tem futuro’. Na sessão foi também apresentada a imagem gráfica do evento.

No momento em que, apesar da pandemia, o mundo começa a abrir as suas portas e os consumidores têm o voltar a viajar no topo das suas prioridades, o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo está de volta para debater o futuro, os desafios que o sector ainda tem pela frente e as oportunidades para se reinventar a curto e médio prazo.

– Esta é a oportunidade de olharmos em frente, aprender com o que passou e colocar o Turismo na linha na vanguarda da recuperação, é isto que a AHP espera deste congresso, segundo o seu presidente Raul Martins: que abra as portas do futuro e que nos posicione, apesar das adversidades, no mundo global em que vivemos, acrescentou.

Segundo o presidente da AHP foi por isso também que escolhemos o Algarve, a maior região turística e a mais aberta ao mundo, e um dos maiores pólos turísticos do país, Albufeira. Os tempos são e serão difíceis, sabemos que o futuro é uma incógnita mas que começa agora.

Este congresso da AHP, que já esteve no Algarve, tem corrido anualmente as várias regiões turísticas portuguesas. Só não se realizou o ano passado devido às severas restrições colocadas em todo o país devido à pandemia da Covid-19.

Reúne anualmente cerca de 450 participantes, juntamente com os principais stakeholders do sector, sendo considerado uma excelente oportunidade de contacto com os temas mais actuais debatidos pelo sector e uma forma privilegiada de contacto com aqueles que são os responsáveis máximos do negócio da hotelaria e do turismo em Portugal e no mundo. Nos últimos anos, o congresso realizou-se em Viana do Castelo, 2019; Lisboa, 2018; Coimbra, 2017; Ponta Delgada, 2016; Évora, 2015.

A cerimónia desta quarta-feira, que decorreu nos Paços do Concelho da considerada ‘Capital do Turismo’, contou também com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Martins Rolo, e do presidente da Região do Turismo do Algarve, João Fernandes.

O autarca de Albufeira lembrou que a realização de congressos na chamada época baixa é uma das formas eficazes de combater a sazonalidade, para destacar que o concelho é um destino de excelência para lazer, desporto, mas também para a descoberta da natureza e para o conhecimento.

Ao comentar a imagem gráfica do congresso de 2021, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, sublinhou que ilustra duas ideias fundamentais: a da viagem e a da viragem, a importância de olhar em perspectiva aberta para os caminhos que o futuro nos traz, reiterando que cremos que a máxima ‘pensar global, agir local’ terá um papel cada vez mais destacado no futuro que queremos construir , um futuro mais próximo, mais digital e mais sustentável.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here