A AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) vai assinalar no próximo dia 26 de julho, no Convento de Mafra, os 23 anos da elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural Português.
O pão será o protagonista deste Dia da Gastronomia – Património Cultural, que pretende promover e elevar a riqueza e diversidade dos sabores nacionais.
O evento tem inscrição gratuita, mas obrigatória e vai contar com a participação de historiadores, sociólogos, escritores, cientistas, investigadores, nutricionistas, chefs, cozinheiros, padeiros, jornalistas e profissionais do setor, todos reunidos em várias “Conversas com Pão”.
A primeira mesa-redonda, intitulada “Desde há 30 mil anos”, vai centrar-se na História, enquanto o segundo painel será dedicado à temática “Da Biologia à Nutrição”. Após o almoço gratuito para os participantes inscritos, o evento prossegue com o terceiro debate “Pão para que te quero”.
Este dia de celebração da gastronomia portuguesa também vai contemplar uma masterclass de pão, assim como mostras e provas de todo o tipo de pães das várias regiões do país.