As Ilhas dos Príncipes são um ambiente ideal para quem quer experimentar tanto a tranquilidade da vida insular, como o brilho de Istambul.
Entre os imensos azuis do mar de Mármara, onde o verde e o azul se enlaçam, a ligeira brisa leva o aroma das mimosas, com as suas mansões históricas, algumas das quais acolheram os escritores mais famosos da Türkiye, as Ilhas dos Príncipes são uma viagem em si mesma.
O arquipélago é composto por nove ilhas: Büyükada, Heybeliada, Kınalıada, Burgazada, ilha Sedef, Yassıada, Sivriada, ilha Kaşık e ilha Tavşan.
No entanto, só se pode chegar facilmente a Büyükada, Heybeliada, Kınalıada, Burgazada e à ilha Sedef, graças aos serviços diários de ferry desde os lados europeu e asiático de Istambul.
De referir ainda que a característica que torna as ilhas mais atrativas é que as suas ruas estão fechadas ao trânsito.
A um passo de Istambul
Reza a lenda que as Ilhas dos Príncipes receberam o seu nome por ser o lugar onde se exiliaram príncipes, imperadores e imperatrizes durante o Império Romano do Oriente.
Ao longo da história, as ilhas serviram de ermita para clérigos e destino de veraneio para monarcas. Também famosos autores turcos e conhecidos líderes políticos mundiais têm residido nas ilhas.
Hoje em dia transformaram-se num refúgio para os habitantes de Istambul durante a primavera e o verão, com mansões históricas transformadas em casas de veraneio, perfeitas para uma escapada com baías onde os visitantes podem nadar, refrescar-se, passear de bicicleta, dar longos passeios e relacionar-se com os pescadores.
Ainda que o arquipélago tenha quatro estações bem vincadas, a melhor época é a primavera e o verão.
O ambiente revitalizante das ilhas, sobretudo na época floral quando o sol começa a sair, cativa os visitantes com o seu sedutor aroma a flores, árvores, terra e mar, numa tarde cálida. Nomeadamente quando os visitantes se sentam num conhecido restaurante de peixe numa tarde cálida. Será um repasto espetacular com peixe fresco, uma vasta seleção de mezes (aperitivos) turcos, saladas e rakı turco ou vinhos da zona.
A ilha maior
A maior das ilhas dos Príncipes é Büyükada, que em turco significa “ilha grande”.
Na primavera e no verão, os seus visitantes desfrutam passeando pelas ruas repletas de buganvílias, lavanda e mimosas, percorrendo a ilha de bicicleta e fazendo piqueniques nos seus bosques.
À sua chegada, os turistas são recebidos pela famosa torre do relógio, que se encontra perto do molhe.
Outras das atrações imprescindíveis de Büyükada são o mosteiro de Aya Yorgi e o Yüce Tepe.
O mosteiro é uma das estruturas onde poderá mergulhar na história e no ambiente espiritual característicos de Büyükada. A igreja, uma estrutura fundamental para os crentes ortodoxos, onde atualmente tanto locais como forasteiros fazem votos dentro e fora da capela para cumprir os seus desejos.
Os edifícios históricos imprescindíveis de Heybeliada
A ilha de Heybeliada (do turco «Ilha com Alforge») recebe o seu nome por ter forma parecida com um alforge e é a segunda maior ilha do arquipélago dos Príncipes. Concretamente, esta ínsula alberga muitas estruturas históricas: o Mosteiro de Aya Yorgi, a Sinagoga de Bet Yaakov ou a Igreja de Aya Nikola, situada junto a um penhasco. O Seminário criado para formar o clero, é um dos lugares de visita obrigatória na ilha e atualmente acolhe importantes festivais e eventos.
Para conhecer a natureza da ilha, pode visitar o Parque Natural de Değirmenburnu de bicicleta ou a pé.
Burgazada: santuário do escritor Sait Faik
Na terceira maior ilha, Burgazada, encontramos várias estruturas históricas, grandes mansões e uma impressionante beleza natural perfeita para visitar durante a primavera.
Além disso, é o lugar de veraneio para muitos dos habitantes de Istambul devido às suas praias únicas.
O mosteiro de Aya Yorgi Garibi, a igreja de Aya Yani ou o museu de Sait Faik são algumas das atrações que não pode perder em Burgazada.
A primeira delas domina a vista desde o barco que se aproxima e destaca-se pelas suas paredes pintadas de azul e branco e campanário.
O Museu Sait Faik encontra-se na antiga casa do célebre poeta e escritor turco do qual recebe o seu nome e que viveu algum tempo na ilha.
Pode-se passear por Kalpazankaya, que está no lado esquerdo da ilha, e tirar fotos impressionantes a partir da única colina de Bayrak, onde pode contemplar o esplendor natural da ilha de Burgaz.
Kinaliada – Uma ilha vermelha
É a ilha mais próxima de Istambul, por isso Kınalıada é uma excelente opção para fazer uma escapada rápida e tranquila.
Tem uma área pequena em comparação com as ilhas vizinhas. É fácil deslocar-se, inclusive desde o ponto mais afastado é meia hora, e aqui convivem pessoas de diversas culturas.
O mosteiro de Hristos ou a igreja de Surp Krikor Lusavoriç, que se destaca pela sua talha em pedra, são duas estruturas antigas de Kınalıada.