A Associação de Promoção da Madeira organizou segunda-feira, dia 17 de abril, em parceria com o Turismo de Portugal e a companhia área easyjet, um evento em Milão, Itália, dedicado à Região Autónoma da Madeira.
Com o objetivo de promover a ligação aérea direta que une a Madeira e Milão, através do aeroporto de Malpensa, que se traduz numa operação anual garantida pela easyjet, o espaço escolhido para o certame foi o icónico edifício “Terraza Martini”. Do alto do 16.º piso e com vistas únicas sobre a cidade italiana, o evento reuniu dezenas de profissionais do turismo, dos media e influenciadores digitais, e recebeu todos os convidados de forma bem madeirense.
Logo à chegada, algumas das mais belas paisagens madeirenses eram projetadas em ecrãs, lançando o mote para uma noite de homenagem à Madeira. A decoração pautou o espaço, destacando elementos bem caraterísticos da vida insular, como as flores coloridas, as frutas exóticas e os inconfundíveis padrões do folclore regional.
Para tornar esta viagem ainda mais genuína, os sabores madeirenses também foram levados à cidade italiana. Um cocktail volante, com um menu baseado em produtos tradicionais madeirenses, pensado e executado pelo Chef Júlio Pereira, deu a todos a oportunidade de se deliciarem com os sabores regionais. O inconfundível sabor do Vinho Madeira ligou os momentos gastronómicos, dando a conhecer o produto da histórica e secular tradição do arquipélago.
Presentes nesta ação estiveram o embaixador de Portugal em Itália, Bernardo Futscher Pereira, o delegado do Turismo de Portugal em Itália, Marcelo Rebanda, o country manager da easyjet Itália, Lorenzo Lagorio, bem como a diretora executiva da Associação de Promoção da Madeira, Sara Marote.
Numa noite de comemoração, que solidificou a imagem do destino num mercado que se tem tornado cada vez mais relevante para o Turismo na Madeira, pelo desenvolvimento de várias frequências aéreas diretas, houve quem ainda tenha sido presenteado com uma viagem para o Região, para passar do conhecimento teórico a “Viver a Madeira por inteiro”.
Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira afirmou que “o evento realizado em Milão foi muito importante para o destino Madeira, pois vem reforçar a nossa visibilidade no mercado italiano, responsável na Região Autónoma, o ano passado, por cerca de 27 mil hóspedes e perto de 108 mil dormidas”. Desta forma “estes números permitiram-nos aumentar o número de turistas de Itália na medida em que constituem uma variação positiva de 79% e de 55% no número de hóspedes e de dormidas, respetivamente, em relação a 2019”, referiu ainda.