O Estado mexicano de Zacatecas pretende ser agora uma referência para o turismo religioso na América Latina e não só.
Isto, porque no último domingo de Páscoa, foi inaugurada aquela que se torna a estátua mais alta de toda a região: o Cristo da Paz, com 30 metros de altura assente num pedestal de oito metros.
A escultura demorou três anos a ser concluída, tendo o governo daquele Estado do México investido mais de um milhão de euros na esperança de que venha a ser uma grande atração para o turismo religioso, servindo também de um forte impulso à economia da região.
As estátuas mais turísticas
O novo símbolo religioso de Zacatecas ultrapassa os 38 metros de altura do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil, um dos mais conhecidos e visitados do mundo, tendo sido escolhido em 2007 como uma das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”.
Outro dos monumentos mais visitados dedicados a Jesus Cristo fica na República Dominicana, em Puerto Plata, o primeiro destino de férias do país. Também conhecido como Cristo Redentor, pode ser alcançado por uma das principais atrações da cidade: seu teleférico. É uma das excursões mais populares entre aqueles que visitam “a noiva do Atlântico”.
No entanto, até ao atual momento, a maior estátua do mundo em homenagem a Jesus é a do Cristo Rei de Swiebodzin, na Polónia. Inaugurado em 2010, tem uma altura total de 36 metros e pesa 440 toneladas.
Outra das estátuas mais marcantes e visitadas é o Santuário de Cristo Rei, em Almada, Lisboa. Mede um total de 113 metros, mas nem tudo é escultura, já que possui um pórtico que serve de base, com cerca de 87 metros.