Início principal OMT lança 3ª edição de “Melhores Aldeias de Turismo”

OMT lança 3ª edição de “Melhores Aldeias de Turismo”

0

A eleição das “Melhores Aldeias de Turismo” da OMT começaram em 2021 como parte do esforço da Organização para transformar o turismo em um motor de desenvolvimento rural e bem-estar. Até o momento, mais de 70 aldeias de quase 40 países foram reconhecidas como Melhores Aldeias de Turismo. Além disso, outras 40 aldeias foram selecionadas para participar do programa de melhoria, que fornecerá aconselhamento especializado e oportunidades de networking.

Uma iniciativa, três componentes

Os Estados-Membros da OMT podem apresentar até oito aldeias através das suas entidades nacionais de turismo (NTAs), sendo que a apresentação deverá ser feita até 23 de junho de 2023. Os vencedores serão anunciados no final do ano.

Tal como nas edições anteriores, a iniciativa tem três componentes:

  • A iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas da OMT” reconhece aldeias que constituem um exemplo notável de um destino turístico rural com bens culturais e naturais, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um claro compromisso com a inovação e a sustentabilidade em todas as suas vertentes. A seleção baseia-se numa avaliação dos seus recursos e iniciativas em nove áreas que abrangem os três pilares do desenvolvimento sustentável: económico, social e ambiental.
  • O programa de melhoria “Melhores Aldeias Turísticas da OMT” aplica-se às aldeias que não cumprem plenamente os critérios necessários para receber o reconhecimento. Esses povos receberão apoio da OMT e de parceiros para melhorar elementos de áreas consideradas deficientes no processo de avaliação.
  • A rede “Melhores Aldeias Turísticas da OMT” oferece um espaço para a troca de experiências, boas práticas e oportunidades. É composto por representantes das aldeias reconhecidas como “Melhores Aldeias Turísticas pela OMT”, bem como das aldeias participantes no programa de melhoria e contará ainda com especialistas e entidades públicas e privadas do setor dedicadas à promoção do turismo para o desenvolvimento rural. A rede também auxilia a OMT em seu trabalho para identificar boas práticas, formular diretrizes e recomendações políticas e obter novas perspetivas e conhecimentos.

As candidaturas serão avaliadas por um conselho consultivo internacional independente composto por especialistas em diferentes áreas (conservação dos recursos culturais e naturais, sustentabilidade, desenvolvimento de produtos turísticos, marketing, cadeia de valor, etc.) de nove áreas, incluindo sustentabilidade, infraestrutura, conectividade e integração da cadeia de valor do turismo.

Além da mentoria individual, as aldeias do programa de melhoria também se juntarão à rede Best Tourism Villages, que já conta com mais de 100 membros em cinco regiões do mundo. Desde a sua criação, a rede organizou várias sessões de treinamento e master classes, que permitiram que centenas de participantes se beneficiassem de orientação especializada e feedback de líderes do setor.