A agência de viagens Travel 2000 foi constituída por mim e pelo meu pai. O projeto começou em 1999, mas a sua constituição propriamente dita foi, como o próprio nome indica, em janeiro de 2000, diz Vanda Pina, proprietária e diretora da agência que se encontra localizada no Barreiro. Mais propriamente na Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre, 72B.
Somos naturais do Barreiro e sempre viajámos bastante. Na altura, no Barreiro, apenas existia uma agência de viagens e achamos que seria uma boa aposta. Não havia grande concorrência na altura e sabíamos que existia procura. Nesse mesmo ano abriram mais duas agências. Sou a favor da concorrência desde que a mesma seja saudável.
A Travel 2000 é uma agência de viagens familiar. E o Turismo sempre apaixonou a Vanda, que é formada em Gestão de Empresas. Terminado o curso em 1999, data que coincidiu com a saída do seu pai da Quimigal Adubos, ativou em ambos a vontade de trabalhar por conta própria.
Foi nessa altura que surgiu a oportunidade de abrir uma agência, na altura como franchisada da Golden Travel.
Fomos a primeira agência da Golden Travel a abrir em Portugal, frisa Vanda Pina, explicando que apesar de então já estar a trabalhar, aceitou o convite para entrar no projeto.
Mantivemo-nos como Golden Travel até dezembro de 2000, mas cedo percebemos que para nós não fazia sentido pertencer a um ‘franchising’. Em janeiro de 2001 começamos a operar como Travel 2000. Trabalhámos juntos até ao falecimento do meu pai em outubro de 2015 e desde essa data assumi a agência sozinha.
Depois desta breve explicação, o Opção Turismo quis saber como foi o ano de 2021.
2021: o ano de reinício
O ano de 2021 foi um ano de reinício de atividade. No primeiro trimestre, e por opção, a loja física esteve fechada. O facto das regras para viajar mudarem quase diariamente e o próprio confinamento a que estivemos sujeitos fez com que fosse impossível dar aos nossos clientes a qualidade de serviço que estavam habituados. Foram 3 meses a pagar contas com muita pouca faturação.
Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança. E isso aconteceu com a Travel 2000.
A partir do segundo trimestre começamos a laborar e o segundo semestre do ano até correu bastante bem.
Posso dizer que em 21 anos de agência nunca se vendeu tanto as Maldivas como em 2021. Acabamos o ano com 50% de quebra de faturação o que, por incrível que pareça, foi muito bom.
No entanto, a entrada em 2022 não foi famosa. Nomeadamente, depois de um novembro e um dezembro bastante bons.
Em fevereiro começou realmente a retoma e posso dizer que, nesta altura, já atingimos a faturação de 2019 e espero, no final do ano, ultrapassar a mesma em cerca de 20% tanto em faturação como em margem de lucro, anuncia a diretora da Travel 2000, para destacar que 2022 foi um ano de venda de boas viagens, com um preço médio por passageiro bastante mais elevado que o que era habitual o que fez com que a rentabilidade da agência também subisse.
Grande ginástica financeira suportou período de pandemia
Segundo Vanda Pina, os tempos de pandemia foram suportados com uma ginástica financeira muito grande. E explica:
O facto de ser gestora e contabilista certificada também me ajudou bastante a gerir uma empresa onde o fluxo de saídas de dinheiro era exponencialmente superior ao de entradas, mesmo falando de uma empresa que se encontrada com uma boa saúde financeira. Estive sempre atenta aos apoios estatais e consegui aproveitar tudo o que eram apoios a fundo perdido, especialmente o Apoiar e o apoio à retoma que foi crucial para conseguir manter a empresa em funcionamento. Também os empréstimos a juro 0% foram uma grande ajuda, especialmente no que diz respeito ao reembolso dos vales. É verdade que o Governo poderia ter ido um pouco mais além no que diz respeito a apoios a fundo perdido – especialmente a atribuição do Apoiar aos últimos 9 meses de 2021 – mas ainda assim o que houve foi de grande ajuda.
A Travel 2000 presta todo o tipo de serviços de viagem, desde a venda da simples passagem aérea até às mais complexas viagens à medida, sendo uma agência mais vocacionada para o lazer e para individuais com cerca de 85 % do seu volume de vendas direcionado para essa área.
No entanto, a programação à medida é mesmo aquilo que mais gostam de fazer e em que se especializaram na última década, embora neste último ano tenham vendido bastante programação de operadores.
Os clientes cada vez mais querem experiências únicas, pelo que tentamos sempre dar a opção de personalizar as viagens que vendemos, diz Vanda Pina.
E como vai ser o inverno 2022/2023?
Como é habitual, no inverno á sempre uma quebra na procura e este ano não vai ser exceção. Notamos que as pessoas já estão a pedir orçamentos para as próximas férias (2023). Neste inverno ou são escapadinhas em Portugal e na Europa ou ‘Grandes Viagens’ de duas semanas. Apesar da conjuntura acho, ou melhor, tenho esperança, que os portugueses continuem a viajar.
Sendo natural do Barreiro, Vanda Pina tem uma opinião muito própria sobre a cidade.
Falar de Turismo no Barreiro ainda continua a ser visto como uma brincadeira, em especial pelos “filhos da terra”. Mas a verdade é que o Barreiro tem uma localização altamente privilegiada e deveríamos tirar partido disso. Estamos a cerca de 15 minutos da Baixa de Lisboa de barco e a 30 minutos para quem quer ir de carro.
Há falta de infraestruturas para desenvolver turisticamente o Barreiro
Faltam-nos, no entanto, infraestruturas para desenvolver a cidade a nível turístico. Falta um bom hotel, por exemplo, para trabalhar não só o turismo de lazer, mas também a vertente ‘corporate’, embora existem muitas empresas no Barreiro e arredores. Sei que estão a ser desenvolvidos esforços nesse sentido, mas acho que ainda faltam alguns anos para que o projeto se torne realidade, mas é algo que gostava de ver… sou muito bairrista nesse aspeto.
A Travel 2000 é associada da APAVT desde 2018 e é também membro da rede GEA à qual aderiu há 16 anos.
A finalizar esta entrevista e em relação à rede GEA, Vanda Pina, proprietária e diretora da Travel 2000, diz que fazer parte de um grupo de gestão é uma questão de comodidade.
Para a nossa entrevistada, quem tem uma estrutura pequena, não tem assim tanto tempo para, por exemplo, todos os anos andar a renegociar condições com a quantidade de fornecedores que, quem faz parte de um grupo de gestão, tem à disposição.
Por outro lado e em termos de formação, é bastante mais fácil o acesso à mesma pertencendo a um grupo. Para quem está no mercado há pouco tempo a vantagem também é o ‘know-how’ e o apoio que dão na resolução de determinados problemas. É um grupo já consolidado no mercado e o maior em Portugal, e isso tem algumas vantagens.
Luís de Magalhães