Depois de várias experiências levadas a efeito pelas autoridades de Barcelona com vista a uma redução significativa nas pontas de cigarro abandonadas na areia das praias e consideradas altamente poluentes, foi decidido a proibição do tabagismo nas dez praias da costa de Barcelona.
A medida procura tornar os locais mais saudáveis para uma convivência, com menos desperdício e respeito ao meio ambiente.
Essa iniciativa, que será implementada todos os dias, será lançada em duas fases.
Assim, durante os meses de abril a junho, será realizada uma campanha de informação para divulgar a medida e consciencializar sobre as suas vantagens. A partir de julho, a decisão será implementada e incluirá multas, de cerca de 30 euros, para quem não cumprir as normas.
Para a aplicação do novo regulamento, implicará uma modificação da portaria de usos das estradas e espaços públicos da cidade, que estará pronta no verão e que é protegida pela lei aprovada em 31 de março no Congresso sobre resíduos e solos poluentes para uma economia circular.
Saliente-se que esta legislação autoriza os municípios a regular e sancionar o tabaco nas praias, a fim de reduzir o desperdício e a poluição no mar.
Por outro lado, a medida visa reduzir o número de fumantes, bem como o inconveniente para outros usuários da praia e ainda melhorar a gestão de resíduos e a conservação sustentável das praias.