Com base em dados da Agência Europeia do Ambiente, o gabinete oficial de estatísticas da UE indica que as emissões de gases com efeito de estufa têm vindo a diminuir na generalidade dos setores ao longo dos últimos 30 anos. A exceção vai para a combustão de combustível nos transportes, incluindo a aviação internacional, setor onde se registou um aumento em 50 milhões de toneladas equivalentes de dióxido de carbono (CO2-eq) em 2020, em comparação com 1990 (um aumento de 7%).

Em resumo, foram reduzidas as emissões de gases com efeito de estufa entre 1990 e 2020 em praticamente todos os domínios, com exceção do setor dos transportes incluindo a aviação internacional.

O Eurostat destaca que as emissões de gases com efeito de estufa são o resultado de atividades humanas que causam alterações climáticas antropogénicas.

A UE é um contribuinte ambicioso para os esforços globais de combate às alterações climáticas e de redução das emissões de gases com efeito de estufa, estando empenhada em ser neutra para o clima até 2050, frisa o Eurostat.