Início notica1 Portugal na vanguarda da Sustentabilidade Turística

Portugal na vanguarda da Sustentabilidade Turística

0

A plataforma digital gratuita FOREST, desenvolvida para apoiar o reporte de sustentabilidade no âmbito do Programa Empresas Turismo 3600 (PET 3600), desenvolvido pelo Turismo de Portugal, é a primeira iniciativa europeia a disponibilizar um modelo de reporte simplificado para empresas do setor do turismo. Esta ferramenta afirma-se como um instrumento decisivo para apoiar as empresas na resposta às mais recentes recomendações da União Europeia em matéria de reporte voluntário de sustentabilidade.

Suportada pelo software ESG Maturity da C-More, a FOREST foi concebida pelo Turismo de Portugal para capacitar o tecido empresarial nacional a medir, analisar e reportar o desempenho segundo critérios ESG (Ambientais, Sociais e de Governação). De forma intuitiva e automatizada, a plataforma disponibiliza ferramentas técnicas que simplificam a recolha e gestão de dados e a elaboração de relatórios de sustentabilidade e asseguram o alinhamento antecipado com as normas europeias, contribuindo para a competitividade e resiliência das empresas.

A nova versão da FOREST, já disponível, reduz em cerca de 60% o esforço de preenchimento e conta com funcionalidades adicionais de apoio. Entre elas conta-se uma calculadora de emissões de gases com efeito de estufa com metodologia certificada e ferramentas de análise de riscos climáticos e de exposição à biodiversidade.

Estão também já a decorrer webinars gratuitos de capacitação técnica para apoiar as empresas no processo de reporte – FOREST já com reporte simplificado em linha com recomendações da UE

A FOREST marca um avanço no compromisso de Portugal com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, ao simplificar e acelerar o reporte de sustentabilidade.  Desta forma, o Turismo de Portugal apoia as empresas na adoção de práticas alinhadas com as orientações europeias, reforçando a sua competitividade nos mercados internacionais.

Esta iniciativa integra a estratégia do PET 360o, que mobiliza as empresas para a sustentabilidade, promove a transparência e prepara o setor para as exigências regulatórias. O programa disponibiliza ferramentas inovadoras, como a FOREST, essenciais na transição para uma economia mais sustentável.

O PET 3600 já conta com mais de 800 empresas aderentes, comprometidas com práticas responsáveis nos domínios ambiental, social e de governação. Integrado nos pilares estratégicos do Turismo de Portugal, o programa tem como objetivo contribuir para posicionar o país entre os destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo – Empresas Turismo 360º

O compromisso das empresas nacionais na resposta a este desafio global tem sido, de forma contínua, reconhecido pelo Turismo de Portugal.

Assim, no próximo mês de novembro terá lugar um novo ato de reconhecimento público, no qual serão distinguidas mais de duas centenas de empresas que concluíram o processo de reporte referente ao exercício económico de 2024, consolidando um movimento coletivo que reforça a importância da sustentabilidade enquanto fator de diferenciação e desenvolvimento do setor.

Com esta iniciativa, Portugal não só reforça a ambição de ser um destino de referência em sustentabilidade, como demonstra uma capacidade de execução e proatividade exemplares. Ao disponibilizar ao setor soluções que permitem prosperar de forma ágil, célere e alinhada com as prioridades europeias, o país comprova a robustez do seu ecossistema turístico e demonstra estar preparado para os desafios do futuro.