Funcionários de aeroportos, no Reino Unido, estarão a receber dinheiro por parte da companhia aérea easyJet para detetarem passageiros que viajem com bagagem de tamanho maior do que o estipulado. A revelação foi feita através de uma fuga de informação, com a partilha de e-mails das empresas visadas.
Os trabalhadores da Swissport, uma empresa que faz o controlo de passageiros junto às portas de embarque, podem receber 1 libra por cada bagagem de cabine identificada. É isso que é definido nas mensagens eletrónicas enviadas aos funcionários da empresa em pelo menos sete aeroportos no Reino Unido e nas Ilhas do Canal, segundo o The Guardian.
O sistema, chamado de “incentivo às receitas de bagagem nas portas de embarque”, é divulgado, junto dos trabalhadores, como uma “recompensa por fazerem a coisa certa”.
Entre os aeroportos visados estão Birmingham, Glasgow, Jersey e Newcastle.
O caso foi inicialmente divulgado pelo jornal local Jersey Evening Post, tendo chegado depois aos meios de comunicação nacionais e internacionais.
Esta não será, contudo, prática única. De acordo com o Sunday Times, também os assistentes de terra que trabalham para uma outra empresa, a DHL Supply Chain, estarão a receber incentivos de pagamento por parte da easyJet com o mesmo objetivo. Neste caso, estão em causa os aeroportos de Gatwick, Bristol e Manchester.
easyJet esclarece a sua política de bagagens
Numa nota enviada ao Opção Turismo e em relação ao que tem sido divulgado, a easyJet esclarece relativamente às notícias de política de bagagens que têm sido divulgadas, o seguinte:
“Saudamos a uniformização do tamanho garantido para o ‘artigo pessoal’ da bagagem de cabine que foi acordado entre as companhias aéreas europeias. Embora a easyJet já disponha de uma medida mais generosa, que se manterá, acreditamos que esta medida irá esclarecer os consumidores sobre o tamanho mínimo da bagagem que podem levar quando viajam em qualquer companhia aérea membro da associação. Ainda assim, todos os nossos passageiros podem continuar a levar gratuitamente para bordo uma mala de cabina por pessoa, com uma dimensão máxima de 45 x 36 x 20 cm (incluindo pegas e rodas) e um peso máximo de 15 kg.”