Portugal assinou recentemente com o Quénia três acordos de cooperação bilateral, um deles prevendo a abertura em breve de ligações aéreas diretas entre os dois países.
No entanto, o acordo de serviços aéreos entre os dois países terá ainda de ser ratificado pelos parlamentos de ambos os países, mas no plano económico constituirá um passo importante ao nível das relações comerciais, sobretudo no domínio do turismo, segundo uma fonte diplomática que acrescentou que estamos certos de que contribuirá para a crescente internacionalização das empresas portuguesas num mercado importante como o do Quénia.
Estes acordos foram assinados no final de uma breve cerimónia, em São Bento, pelos ministros dos Negócios de Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, e do Quénia, Raychelle Omamo, depois de uma reunião entre António Costa e o presidente queniano Uhuru Kenyatta.
De acordo com fonte oficial de Belém, esta foi a primeira visita de um chefe de Estado do Quénia a Portugal e será também a primeira deslocação de um Presidente português ao Quénia.