Início noticias Turismo é considerado setor com maior potencial em Timor-Leste

Turismo é considerado setor com maior potencial em Timor-Leste

0

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste, Jorge Serrano, destacou hoje o turismo como um dos setores produtivos mais dinâmicos e promissores do país.

“Estamos focados no desenvolvimento dos setores produtivos, e o turismo é, sem dúvida, um dos mais dinâmicos e com maior potencial”, afirmou o empresário, durante o primeiro Fórum de Investimento em Turismo, que decorreu na passada semana no Centro de Convenções de Díli.

O evento reuniu empresários e investidores locais e internacionais, proporcionando uma oportunidade para troca de ideias, identificação de novas possibilidades de negócios e entendimento da estratégia timorense para o desenvolvimento turístico. Além das discussões, o fórum inclui exposições e visitas a locais de interesse no país.

Para Jorge Serrano, a realização anual do fórum é essencial para apresentar a “potencialidade do turismo” em Timor-Leste, sobretudo aos investidores estrangeiros. “É fundamental melhorar infraestruturas como a rede de internet, as estradas e apostar na formação de pessoas”, destacou, classificando estes desafios como naturais em qualquer processo de desenvolvimento.

Francisco Kalbuadi Lay, vice-primeiro-ministro e responsável pelas pastas da Economia, Turismo e Ambiente, expressou gratidão aos investidores estrangeiros presentes, manifestando a expectativa de que o encontro resulte em novos acordos.

“Já há interesse por parte de um investidor de Singapura em áreas como turismo, digitalização, transportes e telecomunicações”, revelou.

O governante reforçou que Timor-Leste possui elevado potencial turístico e que a concretização desse potencial depende de parcerias entre empresários timorenses e internacionais.

Entre as áreas destacadas pelo Governo como promissoras para o desenvolvimento da indústria turística estão o mergulho, a observação de baleias e outras atividades marítimas, bem como caminhadas, observação de aves e ecoturismo. A produção de café também se apresenta como uma experiência cultural e económica de interesse.

O património histórico e cultural do país é igualmente valorizado, com destaque para a arquitetura de origem portuguesa, marcos da Segunda Guerra Mundial e o legado da resistência contra a ocupação indonésia.