Início destaque IATA alerta: excesso de regulamentação ameaça aviação europeia

IATA alerta: excesso de regulamentação ameaça aviação europeia

0

A conferência Wings of Change Europe (WOCE), organizada pela IATA em Roma, terminou com um apelo urgente para que governos e indústria trabalhem em conjunto para aumentar a competitividade e promover a sustentabilidade na aviação europeia. Líderes do setor criticaram o excesso de regulamentação e apelaram a ações práticas, como o relançamento do Céu Único Europeu e incentivos à produção de combustíveis sustentáveis.

Durante o evento, que reuniu mais de 300 participantes, Filip Cornelis, da Comissão Europeia, destacou a continuidade da política de sustentabilidade, com maior foco na competitividade, seguindo as recomendações do relatório Draghi.
“A aviação deve ser ‘verde brilhante, não irremediavelmente castanha’”, afirmou Cornelis.

Num painel de CEOs, Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, criticou o impacto das políticas fiscais na aviação:

“Taxar as pessoas para que deixem de voar não reduz emissões. Os aviões continuarão a voar, mas com menos passageiros, causando danos socioeconómicos sem benefício ambiental. Precisamos de ações práticas, como o Céu Único Europeu, que pode reduzir emissões em 10% de imediato.”

O painel também alertou para a urgência de reformar o regulamento EU 261 e a necessidade de um plano concreto para revitalizar a competitividade do setor aéreo europeu.