Início noticia 1 ONU Turismo anuncia as “Melhores Vilas Turísticas 2024

ONU Turismo anuncia as “Melhores Vilas Turísticas 2024

0

Óbidos e Santa Cruz da Graciosa, foram consideradas como das “Melhores Vilas Turísticas 2024

A ONU Turismo ao anunciar como as “Melhores Vilas Turísticas 2024”, os destinos rurais consolidam sua posição como atores-chave no turismo sustentável e no desenvolvimento comunitário.

Nesta quarta edição, 55 aldeias de todas as regiões obtiveram reconhecimento, sendo escolhidas entre mais de 260 indicações de mais de 60 Estados-Membros de Turismo da ONU. Outras 20 aldeias foram escolhidas para participar do Programa de Atualização.

A iniciativa “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo foi criada em 2021 para promover o papel do turismo nas áreas rurais, preservando as paisagens, a diversidade cultural, os valores locais e as tradições culinárias. A rede “Best Tourism Villages” (BTV) está a crescer a cada ano e, com o anúncio de seus 75 novos membros, 254 aldeias agora fazem parte da maior comunidade mundial de destinos rurais.

Unindo destinos rurais para o desenvolvimento sustentável

A iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas” faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural da ONU Turismo. O Programa esforça-se para melhorar o desenvolvimento e a inclusão nas áreas rurais, combater o despovoamento, promover a inovação e a integração da cadeia de valor por meio do turismo e promover práticas sustentáveis.

À semelhança das edições anteriores, as aldeias foram avaliadas em nove áreas principais:

  1. Recursos culturais e naturais
  2. Promoção e conservação dos recursos culturais
  3. Sustentabilidade econômica
  4. Sustentabilidade social
  5. Sustentabilidade ambiental
  6. Desenvolvimento do turismo e integração da cadeia de valor
  7. Governança e priorização do turismo
  8. Infraestrutura e conectividade
  9. Saúde e segurança

A iniciativa compreende três pilares:

  • “Melhores Aldeias Turísticas pela UN Tourism”: Reconhece exemplos notáveis de destinos de turismo rural com ativos culturais e naturais reconhecidos, um compromisso com a preservação dos valores da comunidade e um claro compromisso com a inovação e sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental.
  • “Melhores Aldeias Turísticas pelo Programa de Atualização do Turismo da ONU”: Apoia as aldeias em seus esforços para atender aos critérios de reconhecimento, ajudando-as a melhorar as áreas identificadas como fracas durante a avaliação.
  • A rede “Melhores Vilas Turísticas”: Um espaço para trocar experiências e boas práticas, lições aprendidas e oportunidades entre seus membros, que está aberto a contribuições de especialistas e parceiros dos setores público e privado que contribuem para a promoção do turismo como motor do desenvolvimento rural.

As “Melhores Aldeias Turísticas” também foram agora eleitas

Este ano, sete aldeias no “Programa de Atualização das Melhores Aldeias Turísticas” foram reconhecidas como “Melhores Aldeias Turísticas”. Por meio do “Programa de Atualização”, as aldeias receberam orientação para melhorar suas áreas de avaliação nas quais obtiveram a pontuação mais baixa e puderam se inscrever por meio de um processo acelerado e se qualificar para o reconhecimento como “Melhor Vila Turística”.

Essas aldeias proeminentes são Capulálpam de Méndez (México), Grand Baie (Maurício), Kalopanagiotis (Chipre), Pissouri (Chipre), Ruboni (Uganda), Bo Suak (Tailândia) e Trevelin (Argentina).