Os Açores têm uma receita total de quase mil milhões de euros no setor turístico, que representa atualmente 17% do emprego, 17% do Produto Interno Bruto (PIB) e quase 20% do Valor Acrescentado Bruto (VAB). Trata-se de uma informação anunciada pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, aquando dos trabalhos do Azores Tourism Summit 2024 (ATS24), que terminou domingo, em Ponta Delgada.
Berta Cabral falava na rubrica “À Conversa com..”, no âmbito do evento, que reúne cerca de 250 profissionais do setor, tendo anunciado que “os Açores têm uma receita total de quase mil milhões de euros no setor turístico (valores diretos, indiretos e induzidos), representando atualmente 17% do emprego, 17% do PIB (Produto Interno Bruto) e quase 20% do VAB (Valor Acrescentado Bruto)”.
Os números divulgados pela governante fazem parte do estudo Macro Económico do Turismo nos Açores, encomendado pela direção regional do Turismo e realizado pela Ernst & Young que vai ser apresentado no encontro regional do setor, adianta uma nota divulgada pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).
Para a secretária regional, “estes números provam” que o turismo “é um grande motor da economia açoriana”.
“Temos outros, porque felizmente nos Açores não vivemos apenas do turismo. Temos setores produtivos e setores industriais que contribuem em muito para a economia das nossas nove ilhas”, assinalou Berta Cabral, citada na mesma nota.
A governante realçou as singularidades das nove ilhas dos Açores, que permitem afirmar que “o turismo nos Açores é único” e “tem muito para oferecer ao longo de todo o ano”.
A secretária regional do Turismo recordou que, em 2023, o turismo nos Açores cresceu 15,8% em dormidas e quase 24,8% nas receitas.
“Um destino que sobe mais nas receitas do que nas dormidas é um destino sustentável, um destino que está continuamente a criar valor, porque está a crescer mais em qualidade do que em quantidade”, defendeu, destacando que o pilar do crescimento do setor na região é a sustentabilidade.
Berta Cabral sublinhou que este setor tem uma variedade imensa de oferta ao longo do ano: “temos a Natureza Terra, a Natureza Mar e a Natureza Humana- identidade”.
“Temos que continuar a ser um destino com retorno económico, com qualidade, com turistas que deixem valor nas nossas nove ilhas, por forma a preservarmos a nossa atividade económica ligada ao turismo, porque os nossos empresários investiram e querem ver o retorno desse investimento”, vincou.
Esta iniciativa integra-se no Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores 2030 (PEMTA2030), que prioriza a distribuição de fluxos turísticos entre as ilhas e a mitigação da sazonalidade.