A companhia aérea suíça Edelweiss Air vai passar a ligar Zurique à ilha Terceira, com uma frequência semanal entre junho e setembro. Esta nova rota representa uma oportunidade única para aumentar a visibilidade desta ilha do Grupo Central dos Açores e distribuir melhor os fluxos turísticos, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável das ilhas.
Esta é uma medida que vem ao encontro de dois dos grandes desafios do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, nomeadamente levar fluxos a todas as ilhas e o combate à sazonalidade.
A Edelweiss Air anunciou esta semana a expansão da sua operação para os Açores em 2025, reforçando a conectividade entre os Açores e a Europa. A companhia aérea irá estender o período da operação para os Açores, oferecendo novas opções de viagem para turistas e residentes, sobre no Inverno IATA.
Assim, entre o início de março e até novembro de 2025, a Edelweiss Air terá uma frequência semanal para o aeroporto de Ponta Delgada, enquanto a partir de maio, esta companhia aérea introduzirá uma segunda frequência semanal, que continuará até outubro. Já de junho a setembro, haverá uma terceira semanal, proporcionando ainda mais flexibilidade e conveniência para os viajantes.
“Este é o resultado positivo de um trabalho contínuo que tem vindo a ser desenvolvido por várias entidades regionais, incluindo o Governo dos Açores e a Visit Azores, para desenvolver a conetividade aérea da Região e potenciar o turismo”, sublinha Berta Cabral, Secretária Regional da tutela.
Berta Cabral sublinha, ainda, a “a capacidade da Visit Azores em identificar e explorar as oportunidades num mercado de alto valor, como o suíço, que está no top 10 dos mercados emissores de turistas para os Açores e em franco crescimento”.
Referindo-se à nova rota para a ilha Terceira, a governante diz tratar-se de “uma grande vitória, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de acesso mais direto às ilhas do Grupo Central, bem como de entrar e sair da Região por aeroportos diferentes”.
“Certamente beneficiará a dispersão de fluxos turísticos e das receitas turísticas por várias ilhas”, assinala a governante.
A aeronave que fará as ligações será o Airbus A320-NEO que, com os seus 174 lugares, terá capacidade de transportar 2.088 passageiros para o aeroporto das Lajes.