A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, juntamente com o Comité Nacional de Estratégia de Soft Power, lançaram oficialmente os Festivais de Inverno da Tailândia na Casa do Governo. Com uma agenda de novembro a dezembro, esta celebração destacará os distintos ativos culturais e criativos do país, visando posicionar a Tailândia como um destino de eventos de classe mundial.
Sob o tema “7 Maravilhas da Tailândia”, esta série vibrante de festivais irá promover uma vasta gama de eventos em todo o país. Organizado pelo Ministério do Turismo e Desporto, através da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), o evento conta com a colaboração de parceiros públicos e privados para proporcionar aos visitantes uma experiência sem igual.
A primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra afirmou o compromisso do governo em fazer do turismo um motor fundamental da economia nacional, promovendo o emprego, distribuindo renda para as comunidades locais e expandindo o turismo tailandês no mercado global, com o objetivo de tornar a Tailândia líder na Ásia Sudeste.
“O governo está a implementar a política ‘IGNITE’s THAILAND TOURISM’, que valoriza o Soft Power cultural da Tailândia para a promoção de festivais, atividades e eventos, essenciais para impulsionar o crescimento económico sustentável e reforçar a imagem do país como destino de festivais de classe mundial,” sublinhou a primeira-ministra.
Destaques dos Festivais de Inverno da Tailândia
De novembro a dezembro de 2024, os Festivais de Inverno da Tailândia proporcionarão festividades de fim de ano em sete temas únicos:
– Festival Loi Krathong – Com celebrações em todo o país, incluindo eventos em Banguecoque, Wat Arun, Sukhothai, Chiang Mai, Tak, Samut Songkhram e Roi Et, entre 8 e 18 de novembro.
– Eventos de Ano Novo – Festividades de contagem regressiva com fogos de artifício e performances musicais em locais como ICONSIAM e centralwOrld em Banguecoque, Chiang Mai e Hat Yai, de 28 de dezembro a 1 de janeiro.
– Eventos Desportivos – Destacam-se o Bangsaen 42 Marathon, o Laguna Phuket Triathlon e o Amazing Thailand Marathon Bangkok, entre outros.
– Eventos Culturais – Festivais regionais como o Surin Elephant Round-Up, o Festival Sai Thai em Ubon Ratchathani e o Desfile de Estrelas de Natal em Sakon Nakhon.
– Festivais de Gastronomia – A excelência culinária tailandesa será apresentada em eventos como o Food Festi ‘ver’, o Isan To The World e o Northern Coffee Gathering 2024.
– Festivais de Música – Festivais de renome como o Wonderfruit em Chon Buri, o Rolling Loud Thailand em Pattaya e o Maho Rasop International Independent Music Festival em Pathum Thani.
– Festivais de Iluminação – Marcos icónicos do país serão iluminados, incluindo o Awakening Bangkok, o Vijit Chao Phraya 2024 e o Festival Internacional de Fogos de Artifício de Pattaya.
A governadora da TAT, Thapanee Kiatphaibool, destacou que o governo tailandês e o Comité Nacional de Estratégia de Soft Power esperam que os Festivais de Inverno da Tailândia proporcionem uma atmosfera festiva e atraiam turistas internacionais, consolidando a Tailândia como um destino de referência pelas suas experiências culturais ricas e encanto festivo.