A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que irá oferecer a possibilidade de pagamentos com moedas digitais nos sistemas de liquidação financeira que opera para a indústria da aviação, tal como o BSP.
“A digitalização impacta muitos aspetos do nosso quotidiano, incluindo a moeda que utilizamos. Com o crescente uso das moedas digitais, é imperativo que os sistemas de liquidação financeira da IATA se adaptem para apoiar as necessidades dos nossos clientes,” afirmou Muhammad Albakri, Vice-Presidente Sénior da IATA para Serviços de Liquidação Financeira e Distribuição.
A primeira moeda digital a ser oferecida será o renminbi digital, que estará disponível no Plano de Liquidação e Faturação (BSP) da China até ao final de 2024. “A China é um dos países mais avançados do mundo na adoção de moeda digital. Reconhecendo essa tendência, o Comité de Companhias Aéreas da IATA na China solicitou a inclusão do renminbi digital no BSP. Este é um desenvolvimento importante, e a IATA irá acomodar o renminbi digital até ao final do ano,” acrescentou Albakri.
A IATA também está a avaliar a possibilidade de oferecer outras moedas digitais nos seus sistemas de liquidação, com base nas necessidades e requisitos do setor. “A experiência adquirida na introdução do renminbi digital ajudará a IATA na integração de outras moedas digitais no futuro,” afirmou Albakri.
Nova Moeda no ICCS
Em julho de 2024, a IATA adicionou o renminbi offshore (CNH) ao seu Serviço de Liquidação de Moedas da IATA (ICCS), elevando o total de moedas manuseadas pelo serviço para 74. O ICCS é o sistema global de gestão de tesouraria da IATA, permitindo aos tesoureiros das companhias aéreas repatriarem as suas receitas em moedas preferidas, melhorando a gestão de capital de trabalho e reduzindo os riscos cambiais.
“No centro da integração do renminbi digital e de todos os trabalhos de liquidação está a necessidade de servir o cliente e adaptar-se às mudanças no comportamento de pagamento. O pagamento deve ser simples e conveniente. Um cliente não deve sentir frustração por não ter disponível o método de pagamento que prefere. E as companhias aéreas não devem perder valor na venda de bilhetes devido a limitações de pagamento,” concluiu Albakri.