Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que representa empresas de diversas atividades do setor turístico, começou por salientar, aquando da sessão de abertura do 49.º Congresso APAVT, em Huelva, Espanha, que “embora poucos o saibam” o maior destino do mundo é a Península Ibérica.
“Provavelmente, as pessoas não sabem, mas o maior destino do mundo é a Península Ibérica. Ou seja, se reunimos Portugal e Espanha temos o maior destino no mundo. E, se numa Europa somos concorrentes, estamos a disputar os clientes [turistas] ingleses, alemães, já quando saímos da Europa, quando estamos a disputar o mercado americano ou o mercado chinês, temos de ser aliados. E o desafio é que temos que ser mais cooperantes”, destacou Francisco Calheiros, salientando estar convencido que ambos os países “têm a lucrar” se adotarem “uma promoção mais conjunta entre Portugal e Espanha”.
Ainda na sua intervenção, o presidente da CTP foi perentório ao afirmar que “ao Governo e oposição exige-se responsabilidade e sentido de Estado. Sim, não queremos eleições. Sim, não queremos duodécimos. Queremos um Orçamento aprovado, quer na generalidade, quer na especialidade”, acrescentando que nós “estamos a fazer o nosso trabalho – e bem – como os números o demonstram. Exigimos ao Governo e à oposição exatamente o mesmo. Porquê? Porque sem estabilidade política todos ficaremos a perder”,