Início destaque Eduardo Zorzanello: Festuris conta com Portugal

Eduardo Zorzanello: Festuris conta com Portugal

0

Em entrevista a Opção Turismo, Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, destacou a renovada participação de Portugal na feira, com todas as suas sete regiões – Algarve, Alentejo, Açores, Centro de Portugal, Lisboa, Madeira e Porto Norte – já confirmadas para este ano. Marcas como TAP Air Portugal e Visit Portugal, além de várias empresas do setor, marcarão presença tanto no Espaço Luxury quanto em outras áreas do evento. O Festuris, realizado em Gramado, continua a ser uma plataforma essencial para negócios no mercado de turismo de luxo, apesar dos desafios impostos pela enchente que afetou a região em maio deste ano.

Opção Turismo: Qual a expectativa de visitantes na edição da Festuris deste ano?

Eduardo Zorzanello – No ano passado tivemos cerca de 15 mil participantes profissionais no total e, para este ano, a expectativa é de mais de 12 mil participantes. O motivo de esperarmos um público geral inferior ao ano passado é a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio deste ano. Centenas de cidades foram afetadas e os prejuízos foram gigantescos. Hoje a maioria das estradas já foi reconstruída e as deslocações com automóvel estão normalizadas. Mas perdemos o aeroporto de Porto Alegre, que precisou reconstruir totalmente a pista. Na próxima segunda-feira, dia 21, vai ser reativada a pista de aterragem do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre para voos nacionais. Os voos internacionais voltam somente em dezembro.

OT – Qual o nº de expositores portugueses em 2023 e quantos esperam este ano?

EZ – Foram mais de 20 marcas em diferentes ambientes da Feira. Para este ano, a expectativa é de manter a maioria das marcas. Visit Portugal (TdP) já confirmou presença, bem como a Abreu Tur, Lusanova, Dom Pedro Hotéis. Também está confirmada uma representação do Enoturismo.

OT – Quais foram as marcas portuguesas do ano passado?

EZ – Visit Portugal e todas as regiões portuguesas, TAP Air Portugal, Cristal Hotéis, Pinhal Tour, DTravel, HF Hotels, Top Atlântico, Transalpino, Savoy Signature, Vila Galé Hotéis, Reid’s Palace Belmond Hotel, Octant Hotels, Maison Albar Hotels, Argo Travel, Convento Espinheiro e Aveiro Emotions. Estas são as que estiveram dentro do Espaço Luxury, mas algumas delas também estiveram em outros ambientes da feira.

OT – E em termos de nº de visitantes profissionais portugueses?

EZ – No ano passado, foram mais de 20 profissionais. Esperamos este manter esse número de profissionais.

 

OT – O Turismo de Portugal vai voltar a participar no espaço Luxury?

EZ – Sim, e de forma bem expressiva, mas também noutros espaços da feira.

 

OT – Porque vale a aposta no Festuris?

EZ – O Festuris é considerado a feira de negócios mais efetiva da América. Dentro do Espaço Luxury, por exemplo, todos os encontros são agendados previamente entre as marcas selecionadas no mercado de alto padrão, então o participante otimiza seu tempo e qualifica o compromisso, o que eleva significativamente as chances de fechar negócio.

Portugal vem tendo uma participação expressiva no Festuris e renovou sua participação para este ano. As sete regiões de Portugal (Algarve, Alentejo, Açores, Centro de Portugal, Lisboa, Madeira e Porto Norte), estiveram connosco no ano passado e neste ano estarão novamente, bem como a parte institucional do Visit Portugal promovendo o país como um todo. Além das regiões, o empresariado português também vem.

OT – Alguma mensagem que queira deixar aos profissionais portugueses?

EZ– O Festuris é fruto da qualidade de entrega. Porque ele é um evento que transpassa o comum, procura ser de vanguarda, procura dialogar com o mercado, ser atrativo de novas ideias. O evento não se acomoda, é um evento vivo, dinâmico, com uma interlocução com diferentes frentes do mercado. O Festuris dá palco para o conteúdo, para o debate, para exposição de novas ideias e formação de conhecimento. É um evento que sempre valorizou a segmentação turística. Preocupado com cada nicho específico.