O Instituto de Turismo de Espanha (Turespaña) lançou um novo microsite de turismo sustentável no portal Spain.info, com o objetivo de reforçar o posicionamento de Espanha como um destino comprometido com a sustentabilidade. Esta nova plataforma promove um estilo de viagem mais responsável, que gera um impacto positivo nas comunidades locais.
O microsite, disponível em quatro idiomas (inglês, francês, alemão e italiano), inclui um conjunto de razões para escolher Espanha como destino sustentável, destacando a proteção da natureza, a conservação do património e as opções de transporte sustentável. Além disso, oferece sugestões de viagens que incluem turismo ativo e de natureza, sem esquecer as opções urbanas e gastronómicas.
Os visitantes do site podem também encontrar conselhos práticos para minimizar o impacto negativo nas suas viagens, com recomendações sobre como escolher meios de transporte, alojamento e comportar-se de forma mais responsável no destino.
Este novo microsite, acessível em https://sustainability.spain.info/, faz parte das iniciativas de Turespaña para consolidar Espanha como um destino turístico sustentável, conforme foi apresentado no Conselho Espanhol de Turismo (CONESTUR). Durante este encontro, foi aprovada uma declaração que estabelece como prioridade o trabalho em prol de um turismo responsável, que contribua para o bem-estar da sociedade.
A transição para um modelo turístico mais sustentável é um objetivo partilhado por todos os agentes do setor. Nesse sentido, o Plano Estratégico de Marketing 2021-2024 de Turespaña tem vindo a focar-se não só na recuperação do turismo pós-pandemia, mas também na gestão da procura internacional de forma a assegurar a sustentabilidade social, ambiental e económica do turismo em Espanha.
Turespaña está atualmente a implementar um plano de comunicação integral para promover Espanha como um destino sustentável, com iniciativas como os Spain.Talks. Caring for the future, que este ano já se realizaram em cidades como Londres, Milão, Estocolmo, Paris e Nova Iorque, e que em breve terão lugar em novos destinos.