A Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau (CAM) anunciou estar a colaborar com diversas companhias aéreas para ampliar a oferta de voos com destino à Europa e aos Estados Unidos. O objetivo é aumentar a captação de mais turistas internacionais. Entre várias iniciativas, destaca-se a implementação de um sistema de “bilhete único” com despacho de bagagem para simplificar as ligações.
Recorde-se que em 26 de agosto último, a Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau lançou, com validade até 17 de outubro, um sorteio de 100 pacotes de viagens, que incluem bilhetes de avião e alojamento em hotel para turistas internacionais que participem num inquérito ‘online’.
Na altura, a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, disse esperar que Macau possa receber mais de três milhões de visitantes internacionais em 2025.
Pouco tempo depois, em 11 de setembro, a companhia aérea de bandeira sul-coreana Korean Air anunciou o lançamento de três voos ‘charter’ diretos semanais entre o aeroporto de Seul Incheon e Lisboa.
A CAM também anunciou que pretende lançar, ainda este ano, rotas para o Laos, mantendo a estratégia de expandir o mercado de aviação do Sudeste Asiático e Nordeste da Ásia.
Atualmente, o turismo internacional representa ainda uma pequena percentagem (1,5 milhões) dos visitantes de Macau, que recebeu quase 23,4 milhões de turistas até agosto de 2024, sendo que a maioria é proveniente da China e de Hong Kong.
A CAM sublinha também a possibilidade de voos entre Macau e Portugal via Seul, com a Korean Air, que retomou em julho de 2023 as ligações diretas entre Macau e a Coreia do Sul. Esta ligação poderá ser também uma alternativa para viajantes que queiram voar para Lisboa a partir da Ásia.