Início noticias ACIF pede que parte da receita das taxas turísticas da Madeira seja...

ACIF pede que parte da receita das taxas turísticas da Madeira seja para um fundo regional

0

A Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) quer que as câmaras municipais da Madeira devam determinar parte das receitas das suas taxas turísticas para um fundo regional, para o qual também o executivo madeirense devia contribuir.

A associação revelou também que um modelo regional de taxa turística que previa a partilha de recursos e receitas comuns já foi apresentado às entidades responsáveis, acrescentando que, no entanto, a maioria dos municípios não demonstrou abertura.

Para a ACIF, “este Fundo Regional serviria para gestão e aplicação transparente das verbas arrecadadas, com o propósito de responder às exigências de manutenção e organização dos locais de interesse turístico, bem como para fazer face a contingências, tais como os recentes incêndios”.

Por outro lado, refere a associação, atendendo a que os visitantes se concentram nos mesmos locais, as campanhas de promoção do arquipélago devem ser diversificadas, “aludindo a novas paisagens e à divulgação de percursos alternativos, de modo a incentivar a dispersão pelo território”.

Associação Comercial e Industrial do Funchal chama ainda a atenção para a necessidade e importância de as diversas entidades com responsabilidades nas demais áreas de gestão turística e do território definirem e colocarem em prática, de forma conjunta, regras objetivas e medidas pragmáticas que garantam o equilíbrio económico, ambiental e social do arquipélago”.