Na véspera do Dia Mundial do Turismo, arrancou mais um ano letivo na rede de escolas do Turismo de Portugal.
Para assinalar este momento, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, esteve presente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde foram distinguidos os 22 melhores alunos do ano letivo 2023/2024. De entre estes 22, dois foram galardoados com o Prémio de Excelência Académica. Foram eles Leonor Lagoa Tarenta e Vítor de Oliveira Nascimento, ambos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Este ano, a tradicional aula inaugural da rede de escolas do Turismo de Portugal foi subordinada ao tema “Treinar campeões para a vida” e foi protagonizada por Luis Alves Monteiro, presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal e Nuno Delgado, atleta que conquistou a medalha de bronze para Portugal nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.
Neste ano letivo, são 1.460 os alunos vão iniciar o seu percurso de formação em turismo nas Escolas do Turismo de Portugal, distribuídos por 13 cursos lecionados em Português e 4 cursos lecionados em inglês, nas áreas de Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/Alojamento, Informação Turística e Cultural o e Animação Turística.
Formação é aposta prioritária do Turismo de Portugal
A formação profissional é uma das apostas do Turismo de Portugal na valorização da profissão, desempenhando um papel essencial na resposta à necessidade de trabalhadores no setor. A procura por estratégias para atração e retenção de talentos é, por isso, um foco constante, tanto nas escolas como nas empresas do turismo.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, lembra que “a educação e a formação de qualidade são o caminho para formar profissionais de excelência, num setor onde mais de 90% dos alunos conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho”.
A rede de escolas do Turismo de Portugal, com 12 instituições de ensino de norte a sul de Portugal, está preparada para formar profissionais em diversas áreas operacionais e de gestão, respondendo às necessidades do mercado, dada a oferta formativa ampla e diversificada que promovem.
Os 22 alunos distinguidos
- Escola de Viana do Castelo: Alexandre de Magalhães Malheiro; Inês Magalhães Maciel;
- Escola do Porto: Leonor Guimarães Bessa;
- Escola de Lamego: Juliana Daniela Seixas de Sá; Claúdia Susana Gonçalves Luciano;
- Escola de Coimbra: Diana Mendes Almeida; António Manuel Mendo Gomes;
- Escola do Oeste: Leonor Lagoa Tarenta; Vítor de Oliveira Nascimento;
- Escola do Estoril: Lamarana Diaz; Silvia Alexandra Amaral Sequeira Martins;
- Escola de Lisboa: Marco Aurélio Cruz Costa Lago;
- Escola de Setúbal: Maria Rita Egas Soares Martins; Daniel Morais Araújo;
- Escola de Portalegre: Guilherme Ribeiro Velez; João Paulo Alfaia Maurício;
- Escola do Algarve: Alice Barbosa Travassos; Daniela Filipa Nobre Valério;
- Escola de Portimão: Carolina Justino de Oliveira; Miguel dos Santos Dionísio;
- Escola de Vila Real de Santo António: Mariana Mestre Mêda; Daniela Esperança Carvalho Soares.