As agências de viagens IATA portuguesas registaram um aumento de 2,4% nas vendas de bilhetes de avião entre janeiro e agosto deste ano, totalizando 692,9 milhões de euros, avança o PressTur, com base em dados do BSP (do inglês para Billing and Settlement Plan, sistema gerido pela IATA) a que teve acesso. Apesar deste crescimento no acumulado do ano, o mês de agosto registou uma ligeira quebra no valor total de vendas, que caiu 0,4% em relação ao ano anterior.
As agências de viagens IATA em Portugal registaram, nos primeiros oito meses de 2024, um aumento de 2,4% no valor das vendas de bilhetes de avião, somando um total de 692,9 milhões de euros, o maior montante alguma vez atingido neste período do ano. Este crescimento, que equivale a um acréscimo de 16,53 milhões de euros em relação ao mesmo período de 2023, foi acompanhado por um aumento de 2,7% no número de bilhetes vendidos.
Apesar deste desempenho positivo no acumulado anual, o mês de agosto apresentou uma estagnação em baixa, com as vendas a registarem uma ligeira queda de 0,4%, resultando numa redução de cerca de 340 mil euros em comparação com agosto de 2023. O número de bilhetes vendidos em agosto subiu, no entanto, em cerca de 7,3 mil unidades, o que sugere uma descida no valor médio dos bilhetes vendidos, que foi cerca de 426 euros, uma queda de 2%.
O site indica que esta queda no valor médio dos bilhetes pode não se dever a uma diminuição dos preços, mas sim a um desvio de tráfego, com maior volume de vendas em rotas de médio ou curto curso, tradicionalmente menos dispendiosas.
Ainda assim, o mês de agosto de 2024 foi o segundo melhor de sempre em termos de vendas para este mês, tradicionalmente marcado por ser um dos mais fortes em viagens, embora as compras sejam efetuadas com maior antecedência.